O bispo da Guarda deslocou-se à UBI a convite da pastoral da Universidade
Bispo da Guarda na UBI
Catequese da Pastubi

D. Manuel Felício, bispo da Guarda deslocou-se à UBI para falar com a comunidade estudantil. Uma iniciativa da Pastubi intitulada “Catequese Quaresmal” serviu para elucidar o auditório presente para aspectos relevantes do período religioso que se vive.


Por Janine de Miguel


Decorreu na passada quinta-feira, 23 de Março pelas 21h00, no pólo 6 da UBI, uma “Catequese Quaresmal”, presidida por D. Manuel Felício, bispo da Guarda. Inicialmente decorreu com uma pequena recepção e com a exposição de alguns artigos de motivos religioso para venda, nomeadamente: livros, notas pastorais, porta-chaves, separadores entre outros. Posteriormente, iniciou-se a “Catequese Quaresmal” numa mesa redonda composta pelo capelão da UBI padre Luciano Costa, Manuel Santos Silva, reitor da UBI, José Eduardo Cavaco, docente da Faculdade de Medicina e o bispo da Guarda D. Manuel Felício.
O bispo apoia, dinamiza e promove a educação dos jovens universitários utilizando o período quaresmal para obter uma maior reflexão por parte destes. Segundo D. Manuel Felício “a Universidade tem uma palavra a dizer a toda a sociedade” daí a sua importância. Tomando como tema a “Palavra de Deus é a Salvação” debateu a importância da comunicação na sociedade, e a necessidade que o ser humano tem em procurar a salvação, para consequentemente, encontrar a sua realização (sendo um projecto de um homem ou de uma mulher). “Quem acredita na vida do Homem, acredita na vida eterna” e para abordar este ponto é necessário dividir o tema em três pontos chaves: Salvação, Palavra e a ligação entre Palavra e Salvação. A actividade humana não é um meio de produção material, “mas sim um meio de produção de riqueza espiritual, pois não se pode equiparar uma pessoa a uma máquina”, refere o bispo. A Quaresma “não é um tempo inocente”, acrescentou ainda o capelão da UBI. Hoje em dia “somos contemplados pelos tempos livres e diversão que se tornaram factores de diferenciação à responsabilidade no espaço de cultivação da nossa pessoa, que facilmente se deixa manipular, e este período quaresmal que todos vivemos converte-nos a Deus”, acrescentou o padre Luciano Costa. Foram ainda mencionadas as três realidades pedagógicas que levam á convergência da cultura de diversão para a conversão que são: o jejum e abstinência, oração mais intensa e esmola, “que permite alcançar a reconciliação e o crescimento enquanto seres humanos”. No fim desta dissertação o Bispo dispôs-se para esclarecer qualquer dúvida proveniente do auditório.
O reitor da UBI interveio no final, mostrando-se satisfeito por todo o trabalho desenvolvido pela Pastubi, apoiando a iniciativa e agradecendo a presença de todos os intervenientes.
D. Manuel Felício, nasceu a 6 de Novembro de 1947, frequentou o seminário e licenciou-se em Teologia, deu aulas, foi vigário do clero, nomeado bispo auxiliar de Lisboa em 2002 e neste momento encontra-se no seu primeiro ano como bispo da Guarda e lecciona na Universidade Católica de Viseu.