Colóquios e palestras marcaram também esta iniciativa

Semana do Design
Designers mostram valores

Exposições, conferências e diversas actividades marcaram a primeira edição da Semana do Design na UBI. O evento, que decorreu entre os dias 20 e 24 de Março, juntou as três licenciaturas desta área: Design Multimédia, Design Industrial, e Design Têxtil e do Vestuário. Docentes e alunos retiram boas conclusões da iniciativa e esperam já a segunda edição.


Por Eduardo Alves


A ideia de uma semana dedicada inteiramente a esta temática partiu dos responsáveis pelo curso de Design Industrial. Diana Silva, aluna do 2º ano desta licenciatura e também responsável pelo núcleo de estudantes recebeu o desafio colocado por parte dos docentes e transmitiu a ideia a outros alunos de Design Multimédia e de Design Têxtil e do Vestuário.
Um dos objectivos que em conjunto traçaram “foi o de fazer uma coisa totalmente diferente”, começa por explicar Nilton Pereira, finalista de Design Multimédia. O aluno de 4º ano, que já tinha participado em algumas exposições de trabalhos de final de curso revela que “para esta iniciativa colocámos outras metas”. Para além de conferências e colóquios quisemos “trazer à UBI pessoas que estivessem já no mercado de trabalho e nos falassem sobre o mundo do Design”. Nilton Pereira, de Multimédia, Vera Bernardo, de Têxtil e Vestuário e Diana Silva de Design Industrial passaram das palavras aos actos e com a ajuda de mais alguns colegas e docentes organizaram um ciclo de conferências, uma mostra de trabalhos nas novas instalações do Museu de Laníficios e trouxeram à UBI antigos alunos desta área para falarem sobre as suas experiências profissionais. A semana começou com uma conferência de Catarina Moura, docente na UBI. No decorrer do evento marcaram também presença outros nomes de relevo do Design como os Musa Collective, um trio de designers multimédia que “cansados do espírito das agências, onde só há trabalho comercial” partiram à procura “ da identidade portuguesa do design”. Nuno Horta, designer industrial na empresa BA Vidro, veio realçar a “importância dos três vértices do triângulo da projecção: qualidade, funcionalidade e estética”. Tudo em função da adequação da empresa aos clientes”, adiantou. Mariana Magalhães, ex-aluna da UBI, licenciada em Design Têxtil e do Vestuário, falou da sua experiência enquanto vencedora do concurso “Jovens estilistas do Mod'tissimo”. Esta antiga aluna estagiou com o conceituado estilista Nuno Gama, na empresa Pinho Vieira. Uma oportunidade que lhe permitiu já trabalhar na montagem do desfile “Portugal Fashion”.
Rui Miguel, presidente do Departamento de Ciências e Tecnologia Têxtil aponta para o caso desta antiga aluna para dar o exemplo “da qualidade de formação e das capacidades dos jovens licenciados na UBI”. O balanço feito por este docente, “é francamente positivo”. Este responsável pela área do Design destaca a capacidade de docentes e alunos realizarem “uma iniciativa desta importância e, de trazer até à UBI pessoas que falem sobre a sua experiência”. Rui Miguel destacou o interesse deste facto “porque é através das impressões de quem já está formado que os estudantes podem ter as suas garantias de um ensino de qualidade”, sublinha o docente.
Nilton Pereira, um dos alunos organizadores do evento traça uma opinião semelhante. Este finalista refere que “foi muito positiva a presença de antigos alunos, uma vez que mostraram as suas experiências e falaram sobre os seus casos”, para além de “ajudar alguns colegas que estão agora a terminar o seu curso, dando algumas informações sobre as melhores saídas profissionais”.
Este finalista confessa que “nem tudo correu como era esperado”, uma vez que “existiram conferencistas que tiveram imprevistos de última hora e não integraram os debates e palestras”. Mas o balanço final “desenhado” por este estudante de Multimédia “é muito bom”. Nilton Pereira espera agora “regressar no próximo ano, já como recém-licenciado”, mas verificar que a Semana do Design “é um evento para continuar”.
Maquetes, trabalhos gráficos, audiovisuais, interactivos, colecções e amostras de tecidos e malhas, foram os trabalhos que os futuros designers da UBI também expuseram no Museu dos Lanifícios.