Amanhã três equipas da UBI vão participar num torneio informático
Torneio inter-universitário
Grande prémio de programação

A Covilhã vai ser o centro de um torneio informático realizado entre diversas universidades. O evento, que tem lugar dia 29 de Março, vai contar com a presença de três equipas da UBI.


Por Eduardo Alves


O torneio inter-universitário de programação (TIUP) 2006 vai, este ano, estar centrado na Universidade da Beira Interior. A prova, coordenada pelo Departamento de Informática da instituição covilhanense vai assim designar-se por Grande Prémio de Programação da Universidade da Beira Interior (GPPUBI). Amanhã, 29 de Março, pelas 17 horas, a sala 6.14 vai ser o ponto de partida para uma série de problemas de programação que os participantes devem resolver.
Simão Melo de Sousa, docente do DI explica que esta actividade consiste na colocação de cinco problemas de programação a cada equipa participante. Este docente adianta que os participantes vão ter de encontrar soluções “que permitam deslocar um objecto de um ponto A para um ponto B, de uma determinada forma e com diferentes características”. Tudo isto com a ajuda de um computador. Este exemplo, “simples”, sublinha Simão Sousa é um dos muitos que uma verdadeira legião de aficionados na informática tenta resolver em diversos concursos deste tipo.
Problemas de programação “clássicos”, como os que se podem encontrar em algumas bases de dados sobre este tema, reúnem alunos e docentes de todo o planeta em torno de um mesmo objectivo: conseguir programar uma máquina para uma determinada função. A prova terá a duração de três horas e será formada por cinco problemas. Estes devem ser resolvidos em C, C++, Java ou Pascal. As equipas só podem ter um número máximo de três participantes e para o desafio de amanhã, “estão já inscritas três formações da UBI”. Quanto ao número total de equipas a participar neste desafio, Simão Sousa espera chegar “às 50 equipas”. Estas podem estar nas suas universidades e resolverem os problemas que lhes são colocados via Internet.
O TIUP nasceu em 2004 por iniciativa de docentes da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade do Minho, da UBI e da Universidade de Aveiro. Actualmente abarca já outras instituições nacionais e internacionais. Nas provas anteriores, os melhores resultados das equipas da UBI “situam-se entre as 10 e as 15 primeiras equipas”, revela este docente.
As equipas apuradas no TIUP podem depois participar na Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) e, consequentemente, ser seleccionadas para o Southwestern Europe Regional Contest (SWEEC). A UBI vai receber, também, a 21 de Outubro próximo, a Maratona Inter-Universitária de Programação.