V de Vingança



de James McTeigue

Está aí mais um filme pensado pelos irmãos Wachowski, os mentores da trilogia “Matrix”. Um projecto a que também se associou Joel Silver, produtor desta mesma trilogia.
“V for Vendetta” mostra-nos o lado obscuro da política e de um mundo que vive sob as mãos de um tirano. Londres é a capital desse regime totalitário e futurista que se impõe através do medo. Uma forma de controlo que nasce desde cedo nas populações e incute nos cidadãos mais o pensamento da multidão e do Estado pleno de direitos, do que o pensamento individual e a opinião pessoal.
É perante um povo apático e reduzido ao conformismo que chega o “vingador” e tenta acordar o povo para a rebelião. “As pessoas não devem recear o governo. O governo é que deve recear as pessoas”, é a frase que marca todo o filme e lhe serve de rosto. Toda a revolução de “V” começa quando este faz explodir dois grandes símbolos da cidade e a partir daí começa uma verdadeira caça ao homem.
Neste thriller vai também entrar uma jovem que acaba por ser salva da morte certa por “V”. Uma ajuda que a vai ligar ao vingador e ajudar este a concretizar o seu plano. Depois de tomar conta das ondas de rádio, o principal figurino acaba mesmo por conseguir instar o povo contra o opressor.