Todos os eventos têm lugar no Parque de Ciência e Tecnologia (Parkurbis)
Cidade Inovação
Covilhã quer ser "smart"

Arrancou ontem no Parque de Ciência e Tecnologia (Parkurbis), a iniciativa “Covilhã – Cidade Inovação”. Até ao próximo dia 7, várias temáticas relacionadas com as novas tecnologias vão estar em análise.


Por Eduardo Alves


O leque de assuntos é bastante variado. Entidades vindas de todo o País e agentes locais como a Universidade da Beira Interior vão estar envolvidos na iniciativa da Câmara Municipal da Covilhã (CMC) que decorre no Parque de Ciência e Tecnologia deste concelho. A marcar o arranque desta semana tecnológica, está o anúncio, por parte do autarca local, Carlos Pinto, de candidatar a “cidade neve” a Smart City.
Um objectivo traçado durante a sessão de abertura dos trabalhos. O desafio camarário será reunir um dossier onde estejam incluídos os vários projectos, as diferentes infra-estruturas e as instituições que estão sedeadas na Covilhã e que tornam esta localidade, “tecnologicamente activa”. Uma comissão norte-americana analisa, posteriormente, os relatórios que as cidades lhe fazem chegar. Mediante a capacidade da cidade fornecer novas tecnologias, dos seus habitantes estarem atentos e serem usuários habituais dos mais recentes sistemas, entre outras características, esta organização atribui, ou não, o título de “Smart City”. Para o responsável camarário, o tempo é de reunir esforços em torno da ideia e mostrar que a “cidade neve” está na liderança da corrida tecnológica. A iniciativa que decorre no Parkurbis está também pensada para esse fim.
Esta novidade foi lançada na presença de Jorge Nascimento Rodrigues, do projecto Smart Cities, que veio também ao Parkurbis falar sobre o desenvolvimento desta temática em Portugal. O responsável sublinhou que “a Covilhã tem um enorme potencial para se tornar a segunda cidade portuguesa a aderir ao projecto”. Para já, em território nacional, ainda só a cidade de Évora está incluída no Smart Cities.

Várias temáticas abordadas

A iniciativa da CMC, que decorre durante toda a semana, conta com a parceria da UBI. Até ao próximo dia 7 o Parkurbis vai ser palco de palestras e conferências diversas. Hoje, terça-feira, 4, o software “Open Source” vai ser o alvo de todas as atenções. Com destaque para as várias exposições que decorrem durante a tarde. Mostras de projectos de investigação aplicada por parte de vários protótipos da UBI e dos institutos politécnicos da região. Também a assinalar o dia de hoje, a inauguração, pelas 15 horas, da exposição de robótica, onde estarão patentes os robots premiados da Cooptécnica e também uma exposição de robótica da Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas (APCS).
Amanhã, 5 de Abril, será a vez de se discutirem as energias renováveis e a biotecnologia e para quinta-feira, 6, está previsto um dia dedicado à transferência de tecnologia e inovação, tema que se estende até ao último dia do evento.