Taça Nacional de Basquetebol
Cadetes do Unidos voam sobre Escola Limiana

As equipas femininas do Unidos do Tortosendo continuam em grande nas Taças Nacionais de Basquetebol. Na passada semana, as cadetes beirãs “aviaram” o líder da prova com 76-68.


NC / Urbi et Orbi

A equipa do Tortosendo levou de vencida a sua rival do norte

As Cadetes do Unidos do Tortosendo bateram, na passada semana, no Tortosendo a Escola Limiana por 76-68. A primeira classificada da Taça Nacional de Cadetes Femininos – perdera por apenas um ponto em Coimbra, após dois prolongamentos – caiu, assim, aos pés das comandadas de Paulo Farinha num jogo emocionante e muito bem disputado.
Começou bem a turma beirã, mas rapidamente a Escola Limiana começou a roubar bolas e concretizar em contra-ataques fulminantes, através de duas extraordinárias jogadoras que possui. O Unidos respondia em velocidade ou recorrendo ao “1 X 1” a partir do poste alto ou lançando a quatro metros, mas ao intervalo perdia já por dez (13-­23). No segundo quarto, o Unidos não foi capaz de obrigar as adversárias a cometer faltas (fizeram apenas uma), para aproveitar o facto de serem apenas seis, mas começou a defender melhor e a meter mais pontos. Um triplo mesmo antes do intervalo reduziu a diferença para seis. No terceiro quarto, o Unidos aproximou-se, à medida que chegava mais gente ao Pavilhão do Tortosendo para ver e apoiar a sua equipa.
Outro triplo empatou o jogo e a partir de aí o Unidos mostrou a calma suficiente para conseguir marcar de longe, mas sobretudo perto do cesto, em penetrações corajosas e de muita garra que carregaram as adversária de faltas. Das jogadoras em campo, todas deram extraordinária conta de si, umas marcando mais pontos, outras defendendo, outras lutando por cada ressalto e cada bola: uma verdadeira equipa, as que não jogaram não pararam de apoiar as colegas.
Com a assistência eufórica, as jogadoras do Unidos mostraram a sua classe ao controlar o tempo de jogo, calmas mas decididas, com a motivação extra de um jogo importantíssimo.
Um oportuno ressalto ofensivo, cesto e lance livre adicional expulsaram a brava poste limiana com cinco faltas. A partir de aí, as bases do Unidos controlaram o jogo ainda mais. Um extraordinário jogo de basquetebol.

Juniores continuam marcha vitoriosa

A formação Júnior do Unidos somou a quarta vitória em cinco jogos na Taça Nacional do escalão. As basquetebolistas tortosendenses bateram, no último sábado, a turma do Basket da Barca, em Ponte da Barca. Apesar da viagem desgastante, a equipa beirã somou mais um triunfo que solidifica a segunda posição na prova. Isto apesar de ter ficado sem uma das pedras mais influentes do plante (Margarida Seixas) que abandonou a partida devido a um entorse no pé, após ser derrubada, várias vezes, pelas adversárias.