SnowFashion 2006
Desfile de moda na Serra da Estrela

Várias peças de roupa criadas pelos alunos do curso de Design Têxtil e do Vestuário da Universidade da Beira Interior foram apresentadas por manequins profissionais no “Snow Fashion 2006” . Um desfile de moda inédito que contou com o apoio da Turistrela, empresa concessionária do Turismo da Serra da Estrela.

Por Amélia Costa

Vários fatos desenhados por alunos da UBI foram mostrados na Estrela

Ver fotos

Numa passerelle colocada na estância Vodafone, cerca de 26 alunos de Design Têxtil e do Vestuário, inspirados na serra e na neve, mostraram as suas colecções e as diferentes tendências da moda.
A criatividade é o que melhor define o Snow Fashion 2006. “Nós procuramos esquecer o lado do funcionalismo e do design, foi muito agradável abusar da criatividade”, explicou Ana Brígida, uma das alunas que apresentou a colecção “Dark Snow”.
Miguel Gigante, estilista e coordenador do desfile, demonstrou-se bastante satisfeito, quer pelo interesse por parte dos meios de comunicação, quer pela reacção dos alunos de têxtil que, não hesitaram em participar no evento. No entanto, o estilista esperava a presença de mais pessoas, “O Snow Fashion 2006 foi adiado, devido às condições atmosféricas, e as pessoas ficaram um pouco confusas. Muitas não sabiam que tinha sido alterado para o dia 1 Abril, e talvez por isso, não tenha aparecido mais gente”.
“Um cenário único como nunca aconteceu na Serra da Estrela”, foi desta forma que Artur Costa Pais, administrador da Turistrela, descreveu o desfile de moda. Segundo ele, esta experiência poderá transformar-se num projecto com maior dimensão, mais amplo e com mais patrocinadores.
O administrador da Turistrela revelou ainda que este tipo de eventos exige um maior apoio por parte das Câmaras municipais e agências de turismo “Houve um investimento financeiro apenas da Turistrela, e a criação de condições para a realização do acontecimento exigiu um investimento de 50 mil euros”.
“A Câmara Municipal de Seia esteve connosco, tal como a Universidade da Beira Interior. Contamos também com o apoio da empresa de telecomunicações Vodafone, e de algum apoio logístico, como o Bar Santa Hora e do Espaço”, acrescentou Artur Costa Pais.
Perante o resultado surpreendente do desfile e a adesão de aproximadamente 2500 pessoas, a moda poderá voltar à Serra da Estrela, num futuro “Snow Fashion 2007”.