A empresa veio explicar os seus projectos para recém-licenciados
Job Shop
"Homem Sonae" procurado na UBI

In/out economic connections procura ser uma ponte entre os recém-licenciados e as empresas. A Sonae apresentou na instituição covilhanense.


Por Lidiane Oliveira


In/out economic connections é o nome do segundo job shop organizado pelo núcleo de estudantes de Economia da UBI (UBINEEC) e pelo director de curso,  professor António Marques que decorreu no dia 29 de Março pelas 13.30 horas no anfiteatro Pe. Videira Pires no pólo Ernesto Cruz.
Esta iniciativa contou com a presença de Ercília Guiomar e Sofia Silva responsáveis pela direcção de recrutamento e selecção de pessoas da Sonae holding e das suas várias insígnias: Modelo Continente, Maxmat, Zip, Modalfa, Sport Zone, Vobis e Worten.
As duas funcionárias do grupo apresentaram a empresa e as tendências de mercado aproveitando também para mostrar os motivos de sucesso da empresa retalhista número um em Portugal. Sucesso esse que se prende com uma mentalidade de dinamismo e aposta em novos mercados, um exemplo recente é o investimento na venda de medicamentos sem receita médica.
O job shop também serviu para apresentar um programa de recrutamento de jovens licenciados nas áreas de Economia e Gestão, “Gestores Trainees” é uma iniciativa anual para recém licenciados que visa a formação de chefias para continuar a construir o futuro na vanguarda do negócio da distribuição.
Também se ouviram alguns conselhos relativos a entrevistas de emprego e o perfil do "Homem Sonae" que pode ser definido pela célebre frase de Belmiro de Azevedo  "O Homem Sonae ou é líder ou candidato a líder".
Fábio Azevedo presidente do UBINEEC diz que o objectivo deste job shop foi criar uma ponte entre a UBI e  o exterior para assim ajudar a enquadrar os recém-licenciados no mercado de trabalho mostrando o funcionamento das empresas e como chegar  até elas.
Os alunos que participaram no job shop puderam entragar os currículos estando assim desde já a concorrer para um lugar nos "Gestores Trainees". Alguns alunos afirmavam entregar o currículo mais por descargo de consciência apesar de reconhecerem a importância deste tipo de iniciativa, mas boa parte deles mostrou-se bastante empolgada com a oportunidade.
Quanto a um emprego relacionado com o Serra Shopping  Ercília Guiomar diz que “na área dos centros comerciais os quadros são mais estáveis por isso há uma probabilidade muito menor de rotação”. A aposta dos novos licenciados deve ser na mobilidade geográfica pois “a mobilidade de carreiras é uma constante na Sonae”.
A mesma representante acrescenta que os alunos da UBI em geral são bem vistos no mundo empregador mas que mais importante que a universidade são as competências individuais de cada licenciado.
Para António Marques, iniciativas como estas, são fundamentais, pois são “uma das únicas formas de abrir as portas da UBI ao meio empresarial. Mostrar também a preocupação na formação e colocação dos recém licenciados no meio de trabalho, que é uma das funções da universidade”.
Ao fim da apresentação Ercília Guiomar deixou o compromisso de parceria entre a Sonae e a UBI, “desde que haja interesse por parte da universidade e dos alunos a Sonae está sempre disposta a vir a Covilhã”.