Uma iniciativa marcada pela forte adesão dos alunos
Jornadas Nacionais de Química
A ciência das substâncias

O UBIQuímica (Núcleo de Estudantes de Química da Universidade da Beira Interior) em colaboração com o Departamento de Química da UBI realizou durante três dias as Jornadas Nacionais de Química, com uma grande adesão por parte dos alunos de Engenharia Química Industrial e de Bioquímica.


Por Neuza Correia


Nesta IX edição das Jornadas de Química Industrial estiveram incluídas as IV Jornadas de Bioquímica. Este ano, em particular, o UBIQuímica decidiu juntar as Jornadas por uma questão de poder agradar a um maior número de pessoas. Foram reunidos temas das duas áreas que como referiu Paula Lopes, presidente da direcção do UBIQuímica, “são temas científicos que achamos ser os mais adequados e que terão mais sucesso, como se verificou com a venda de bilhetes; houve uma maior afluência de pessoas na participação das Jornadas”.
A abertura deste evento contou com a presença de Luís Carrilho, Vice-Reitor da UBI, e de Isolina Gonçalves, Presidente do Departamento de Química. Luís Carrilho falou da Ciência, das Engenharias, das Tecnologias e da importância que têm junto da sociedade actual. Referiu-se ao Processo de Bolonha dizendo que “o ensino e a aprendizagem são centrados no estudante, e o seu objectivo é aprender a aprender”. Isolina Gonçalves referiu-se à química dizendo que “é um dos sectores mais fortes a nível europeu”, e deixou uma mensagem de esperança aos alunos, dizendo “acredito que a química será o futuro, e a geração mais nova, os alunos, é que vai ajudar na consolidação e afirmação de todo este mercado a nível europeu.”
Estiveram abarcadas várias palestras que abordaram temas científicos relativos a projectos de investigação actuais. Apesar de serem dirigidas a todos os alunos dos cursos de Engenharia Química Industrial e de Bioquímica, o maior interesse provém dos alunos que frequentam os anos mais avançados.
As saídas profissionais foram um dos temas apresentados, e foram convidados a participar antigos alunos e Docentes da UBI, para falar das próprias experiências. “O maior propósito deste tema é transmitir aos actuais alunos as dificuldades que poderão encontrar mais tarde no mundo do trabalho”, disse Paula Lopes. Foram discutidos temas como a formação dos alunos e a sua autonomia pessoal. Os alunos licenciados têm uma maior capacidade de aprender e superar obstáculos quando se encontram a trabalhar. Através do estudo contínuo conseguem atingir a sua autonomia pessoal. A preocupação é estudar para compreender as situações que enfrentam, adquirindo mais segurança e capacidade de pensar por si próprios.
Hoje em dia, a situação de emprego é complicada, mas a Presidente do UBIQuímica revelou-se positiva “acho que na área de química industrial a situação ainda não está muito mal, porque é um curso que abrange uma área muito vasta, já o curso de Bioquímica pode estar um pouco mais limitado, principalmente na área de farmácia que é um mundo pouco penetrante”.