Cidade do modernismo
 
 
Barcelona
 
Motivos não faltam para uma ida à capital da Catalunha. A riqueza arquitectónica, a cultura, os museus e a beleza natural de uma grande cidade próxima do mar, são apenas alguns dos atractivos. Banhada pelo Mediterrâneo, Barcelona é uma cidade cheia de encantos, simultaneamente movimentada e acolhedora.
A Sagrada Família, obra assinada pelo mestre da arquitectura modernista Antoni Gaudí é o monumento mais conhecido da cidade e um dos mais visitados pelos turistas. Uma obra imponente e arrojada (apesar de inacabada) deste arquitecto, que foi também um grande artista, deixando o seu traço em várias obras espalhadas pela cidade.
O Bairro Gótico é o mais antigo. Uma passagem pelo local é sinónimo de ruas históricas, onde se encontram bares, restaurantes e como não podia deixar de ser, monumentos como a Catedral, a Casa dels Canonges, a Casa de L'Ardiaca e o Museu de História da Cidade.
Também o bairro El Eixample é local de visita obrigatória, onde se podem encontrar mais algumas obras criativas de Gaudí, como a conhecida Casa Milá (ou La Pedrera) onde saltam à vista as suas formas onduladas e as chaminés de vários feitios. Para além de Gaudí, é ainda possível apreciar o trabalho de outros arquitectos como Domènech i Montaner, Lleó Morera, de Puig i Cadafalch. Depois de conhecer a arquitectura surpreendente desta zona, vale a pena uma passagem pelo Passeig de Gràcia onde é possível encontrar lojas de famosos estilistas mundiais.
La Rambla é outro dos locais a não perder. Trata-se de uma avenida que atravessa a cidade com vários atractivos comercias e culturais. Barcelona é também conhecida pelas várias feiras, exposições, congressos e festivais que acolhe ao longo do ano.
A proximidade do mar é apenas mais um atractivo desta grandiosa cidade, a segunda mais importante de Espanha. A proximidade do Mediterrâneo reflecte-se, aliás, em várias tradições e fenómenos culturais. A área recentemente recuperada para os Jogos Olímpicos de 1992 é convidativa. À noite, o Porto Olímpico é uma zona muito movimentada, com um vasto leque de restaurantes, bares e discotecas.
A Plaza Reial, a Fundação Joan Miro, o Museu de História da Catalunha e o Museu de Arte Contemporânea são mais alguns motivos que se apresentam em jeito de convite para conhecer a capital da Catalunha.
Visitar Barcelona é uma oportunidade única para apreciar arte gótica e modernista, mas também a possibilidade de partir à descoberta de uma cidade surpreendente. No final, não esquecer de passar pela fonte de Canaletes, junto à Praça Catalunha porque, segundo a tradição, quem beber desta água regressará à cidade.