José Manuel Calheiros foi orador convidado pela Academia Sénior da Covilhã
Dia Mundial da Saúde
A importância da prevenção

A palestra “Venha tomar café connosco” , promovida pela Academia Sénior da Covilhã, abordou a medicina preventiva e as doenças crónicas. José Manuel Calheiros, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.


Por Rafael Gomes


Foi num tom informal e amigável que decorreu, pelas 22 horas, nas instalações da Academia Sénior da Covilhã, a palestra “Venha tomar café connosco”, realizada no âmbito do Dia Mundial da Saúde, sexta-feira 7 de Abril.
Organizada pela direcção desta academia, a palestra sobre medicina preventiva e doenças crónicas, contou com a colaboração de José Manuel Calheiros, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, que, em jeito de conversa de café, elucidou, durante quase duas horas, os alunos da universidade da terceira idade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte a nível mundial. É, por isso, “cada vez mais indispensável incutir medidas preventivas no dia-a-dia das pessoas como forma de combate à emancipação das doenças crónicas”, referiu o orador.
Como explicou José Manuel Calheiros, os factores de risco, de que decorrem estas doenças, “acumulem-se e desenvolvem-se ao longo da vida dos indivíduos, começando até na adolescência”. Factores como a inactividade física, o tabagismo, a obesidade e as dietas alimentares inadequadas são exemplos de hábitos sólidos que precisam ser rectificados.
A acção alargada das instituições médicas no sector preventivo é, por isso, “bastante importante”, argumenta o docente da UBI. Assim, “a missão dos hospitais não acaba com a alta do paciente. É necessário garantir que as recomendações preventivas acabam por prevalecer”. No final da palestra, entre conversas cruzadas e cafés, a noite prosseguiu no mesmo ambiente de tertúlia com que começou.