AIESEC e o Mundo
Empresas abordadas por estudantes

A Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Comerciais (AIESEC) dedicou uma conferência às fusões e aquisições de empresas. Um tema que trouxe à Covilhã alguns entendidos nas temáticas.


Por Eduardo Alves

A AIESEC promoveu um debate em torno das questões económicas

O objectivo deste tipo de eventos é “ligar os estudantes às empresas”, começa por esclarecer António Crespo, presidente do núcleo da AIESEC na UBI. Esta organização promoveu uma palestra sobre “Fusões e Aquisições, estratégia para o futuro”. O tema foi apresentado aos alunos no anfiteatro Padre Videira Pires, no pólo IV.
Para falar de fusões, de compras e de ofertas públicas de aquisição (OPA's), expressões que se tornam cada vez mais comuns, a AIESEC convidou João Leitão, docente no Departamento de Gestão e Economia da UBI e Paulo Bento, conselheiro do Banco de Portugal para Fusões e Aquisições dentro do mercado financeiro.
Esta palestra serviu também para mostrar a importância das opções administrativas e das mudanças económicas que surgem no mercado. Neste evento, que decorreu em forma de aula, um dos alertas deixados pelos oradores passa pela criação de imagens de marca “que confiram uma nova dinâmica a todos os produtos da região”, defende Paulo Bento. Para este especialista, outro dos pontos em que Portugal tem de apostar é o das novas tecnologias. Uma ideia também defendida pelo docente da UBI, João Leitão. No entender destes oradores, os portugueses têm estado “bastante abertos às novas tecnologias”. Uma forma de “ganhar destaque e mais-valias perante outros povos”.