A tese de Margarida Martins estudou casos concretos do CHCB
Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde
Estudo das infecções hospitalares

Avaliar os custos e as causas finais das infecções contraídas em ambiente hospitalar foi um dos objectivos de uma dissertação de mestrado apresentada na UBI.


Por Eduardo Alves


Uma das mais recentes teses em Gestão de Unidades de Saúde fala sobre o problema das infecções hospitalares. O estudo apresentado na UBI por Margarida Isabel Torgal Marques Martins, intitulado “Custos das Infecções Hospitalares: um estudo caso-controlo no Centro Hospitalar da Cova da beira”, refere que esta problemática “provoca morbilidade, mortalidade e custos elevados”. O objectivo principal da autora do estudo aponta para “avaliar os custos deste tipo de infecções”. Para tal, Margarida Martins estudou o caso de doentes admitidos em algumas especialidades de internamento do Centro Hospitalar da Cova da Beira, no período de Janeiro a Junho de 2004.
Das principais conclusões retiradas pela autora do estudo, destaque para o facto “do aumento de custos no caso dos doentes que adquiriram infecções hospitalares”. Este tipo de custos passa “pela duração do internamento dos doentes”, assim como, “pelos gastos em termos de exames médicos e de medicamentos”.
A autora deste estudo aponta medidas de combate a esta problemática. De entre os passos a serem dados “existe a necessidade de definir estratégias de intervenção a nível da racionalização de antibióticos”. A este passo, Margarida Martins acrescenta também “a sensibilização dos profissionais de saúde para a mudança de comportamentos”.
Este estudo realizado na Covilhã vem colmatar uma falha nesta área. Segundo a autora da tese, “em Portugal conhece-se apenas um estudo económico relativamente à infecção hospitalar”. Ao que acresce o facto desse mesmo estudo se centrar “apenas nos custos da infecção cirúrgica”.
A autora do trabalho espera agora que a tese realizada na UBI seja “um instrumento de gestão no CHCB”, uma vez que, segundo esta profissional de saúde, “as infecções hospitalares têm grande importância económica nos orçamentos hospitalares”.
A tese foi aprovada pelo júri constituído por João Carvalho Duarte, professor coordenador da Escola Superior de Saúde de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu, Maria Manuela da Conceição Ferreira, professora coordenadora da Escola Superior de Saúde de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu, Mário José Baptista Franco, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Maria do Céu Ferreira Gaspar Alves, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.