Alentejo central
 
 
Portel
 
No coração do “celeiro de Portugal” nasce agora o maior lago artificial da Europa. A albufeira do Alqueva sobressai no meio deste concelho alentejano. Esta região marca a fronteira entre o alto e o baixo Alentejo. Isto porque, o concelho abarca a serra do Portel, uma peneplanície com 418 metros de altura. Um miradouro natural sobre as planícies que lhe são vizinhas.
Portel é também a “Capital do Montado”, isto porque o sobro e o azinho reinam na paisagem deste pequeno concelho com cerca de 600 quilómetros quadrados. No que toca à história da localidade, o visitante ainda hoje pode percorrer o castelo, o qual se encontra em avançado estado de degradação. Mas para além desta edificação, as ruas do centro histórico também são provas vivas da longa história desta localidade.
Outra das atracções que merece alguma atenção por parte do forasteiro é a gastronomia desta região. As carnes vermelhas e os pratos confeccionados em fornos de lenha dão relevo aos pratos apresentados na hotelaria local.