O grupo de jovens que esteve em África
Serra da Estrela
Jovens diabéticos em campo de montanha

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) promoveu, entre os dias 13 e 16 de Abril, um acampamento na Serra da Estrela onde participaram 20 diabéticos insulinodependentes com idades a partir dos 14 anos.



Os Jovens Diabéticos que em Agosto do último ano subiram ao Kilimanjaro, a maior montanha de África com 5 mil 895 metros de altitude, estão de volta às montanhas. Desta vez o destino foi a Serra da Estrela e o objectivo passou por partilhar a experiência e incentivar o desporto a outros jovens diabéticos.
Como o esforço é menos intenso do que no Kilimanjaro, para este campo de montanha, o programa passava por sair bem cedo todos os dias da pousada da juventude das Penhas da Saúde e só regressar no fim do dia. A AJDP conta, através deste tipo de actividades “promover o convívio entre os jovens para que troquem experiências entre si e aprendam uns com os outros e também com os técnicos de saúde voluntários”, explicam os promotores do evento. Segundo os mesmos, “a troca de experiências é fundamental para a aprendizagem e aceitação da doença por parte dos jovens diabéticos”.

Desmistificar a diabetes

A AJDP é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) sem fins lucrativos “que progride unicamente com o trabalho voluntário dos seus dirigentes e associados”, adiantam os representantes deste organismo. Com uma actuação junto da população em geral e jovens diabéticos em particular, visa “desmistificar a diabetes enquanto doença incapacitante”. Os voluntários da AJDP explicam que este objectivo é conseguido “quando se mostra aos jovens que são capazes de fazer tudo sem limitações ”. Desta forma, os responsáveis pela associação referem que “os jovens acabam por ganhar confiança não só para cuidar de si controlando a sua diabetes, como também ganham alento para ultrapassar todas as dificuldades inerentes às suas vidas que vão para além da própria diabetes”.