Os participantes vão conhecer as regiões do douro vinhateiro
IV Off Road ACP
Do castelo de Trancoso às Quintas do Douro

Conhecer a história, percorrer o Douro Vinhateiro, visitar as gravuras rupestres do Vale do Côa e apreciar uma região que é Património da Humanidade, eis o desafio aceite por mais de 150 sócios do ACP oriundos de todo o País e que em 60 veículos todo-o-terreno vão participar em mais uma edição do Off Road ACP.



“O que une todas estas pessoas, para além da ligação ao mais antigo e mais importante clube automóvel em Portugal é o prazer pelo todo terreno turístico e de lazer e a possibilidade de desfrutar de um convívio agradável a par da descoberta histórica, cultural, paisagística e gastronómica de uma região”, explicam os promotores deste evento.
Entre 28 a 30 de Abril, a região da Guarda vai receber mais um passeio todo-o-terreno. Elaborado em colaboração com o Clube Escape Livre, a prova consta, no primeiro dia, de uma recepção dos participantes na cidade de Trancoso com visita ao seu centro histórico e ainda uma pequena etapa nocturna até Moreira de Rei. O Parque Arqueológico do Vale do Côa faz uma apresentação aos participantes da arte rupestre que no dia seguinte, sábado 29, visitam também os núcleos da Penascosa, Canada do Inferno e Ribeira de Piscos alcançados através de caminhos de terra que serpenteiam entre o Côa e o Douro e convergem depois para a Quinta da Erva Moira onde terá lugar uma prova de vinho e a visita ao Museu.
À tarde, e do Pocinho até S. João da Pesqueira, o percurso desenha a margem esquerda do rio Douro e proporciona a visita às ruínas romanas do Prazo, à Quinta do Sairrão e ao centro histórico de S. João da Pesqueira onde a autarquia local vai oferecer uma recepção à caravana do ACP. O dia termina na Régua.
No último dia os 4x4 descansam e os participantes também, pois o dia é ocupado com a subida do Douro num dos navios da Barcadouro onde tem lugar o almoço. À noite e ao jantar a entrega dos troféus Spal a todos os participantes encerra o IV Off Road ACP que tem o patrocínio e apoio da Jaguar Land Rover Portugal, Castrol, Hertz, SPAL, Ramos Pinto, Barcadouro, Dom Digital, RFM e Todo Terreno e a colaboração do Governo Civil da Guarda e das Câmaras Municipais de Guarda, Trancoso, Vila Nova de Foz Côa e S. João da Pesqueira.