Basquetebol
Unidos derrotados a Norte

Depois de duas boas jornadas, o Unidos volta a perder. E em duas frentes. A formação beirã não se deu bem com os ares do Minho, mas ainda pode tirar a desforra.


NC / Urbi et Orbi

A formação do Tortosendo saiu derrotada das partidas disputadas a Norte

O Unidos do Tortosendo perdeu os dois jogos na deslocação ao Norte, a contar para a Taça Nacional, na passada semana. A equipa das Juniores perdeu por 24 pontos, frente aos “Leões das Enguardas” (Braga), a quem havia vencido no Tortosendo na primeira volta. Desta vez as minhotas apresentaram onze jogadoras, em vez das seis que jogaram o primeiro jogo. Um parcial inicial de 21-3 pautou o jogo e a partir de aí foi impossível às jogadoras do Unidos recuperar no marcador.
O jogo das Cadetes foi uma história bem diferente. Os jogos podem perder-se a atacar ou a defender. A defesa à zona destina-se, em princípio, a proteger as jogadoras das faltas, a assegurar o ressalto defensivo e a obrigar a equipa contrária a lançar de longe e a não conseguir pontos perto do cesto. No domingo, frente à equipa do Vitória de Guimarães, nenhum destes objectivos foi conseguido pelo Unidos. E, por isso, a defesa à zona usada durante quase todo o jogo falhou.
As atletas beirãs começaram o jogo algo nervosas, falhando passes e a transição para o ataque. Mas quando cruzavam o meio campo com a bola bem controlada conseguiam criar óptimas situações para lançar ao cesto, em vantagem numérica, desaproveitadas algumas vezes por falta de talento face ao cesto, uma característica negativa habitual.
Ao intervalo, a diferença era apenas de 2 pontos (33-31). Mas no terceiro e quarto períodos, a zona do Unidos permitiu à talentosa base vimaranense controlar o tempo de jogo e pensar cada ataque. As jogadoras do Vitória passavam as bolas umas às outras à vontade até encontrar a melhor solução que podia ser um lançamento exterior fácil ou uma penetração. Sem ter ninguém a quem marcar directamente, as jogadoras do Unidos chegavam quase sempre tarde onde era preciso e assim faziam faltas perto do cesto, com os consequentes lances livres.
A dois minutos e oito segundos do fim, a base do Vitória saiu com cinco faltas e esta equipa "desapareceu" do campo, levando todos a pensar que se tivesse sido mais pressionada todo o jogo talvez a história tivesse sido bem diferente. Dia 22 será o jogo de volta. Uma coisa é certa: esta equipa está bem ao alcance do Unidos, que terá de cometer menos erros defensivos.