Formação para quadros superiores
UBI arranca com três cursos

O INOV Jovem é a mais recente aposta da UBI para os bacharéis e licenciados desempregados ou à procura do primeiro emprego. Três formações específicas incluem um estágio de nove meses para todos os participantes.


Por Eduardo Alves

O Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional dá apoio a estas actividades

Gestão Empresarial: Marketing, Tecnologias e Empreendedorismo, Design Multimedia e Marketing de Produtos Turísticos são três formações avançadas pela UBI para bacharéis e licenciados que estão sem emprego ou à procura do primeiro emprego.
Estes três cursos, que vão decorrer no novo centro de formação e interacção da UBI situado junto ao pólo das engenharias, estão divididos em duas fases. Cada formação vai ser ministrada a 12 pessoas e começa com uma parte teórico-prática de três meses, que decorre, na íntegra, nas instalações da universidade. No final desse período, todos os formandos vão ter direito a um estágio de nove meses numa empresa ou instituição previamente contactada pela UBI. Os responsáveis por esta acção adiantam que a adesão a este tipo de cursos “está a ser muito positiva”. O mesmo parece estar a acontecer com as empresas e instituições contactadas para receber os formandos durante o seu estágio. Pequenas e médias empresas não só da região, mas também de outras partes do País.
O INOV Jovem, jovens quadros para a inovação nas PME's, conta com o apoio do programa específico PRIME e no caso da UBI está destinado a um total de 36 pessoas, 12 em cada acção. As áreas de actuação desta medida “foram pensadas para dar resposta às carências das PME's nas áreas em causa”, explica Dina Pereira, da UBI. Para além disso, “as pessoas que vão participar nestas acções encontram aqui uma oportunidade de especialização”. As áreas fortes destas novas iniciativas “congregam as novas tecnologias, mas também o turismo”. Uma temática que os responsáveis por estas acções garantem “estar a crescer” na Beira Interior.

Novas oportunidades de emprego

Este tipo de acções destina-se “mesmo a quem já tenha feito outros estágios profissionais”, explica Dina Pereira. Esta responsável pela iniciativa refere que as formações são remuneradas “durante todo o período de realização da acção”, ou seja, um ano. Os participantes vão estar na UBI durante três meses e depois são colocados durante nove meses numa empresa. Nesta segunda fase, “cada formando vai ter um orientador no seu local de trabalho”, explica a responsável pelos cursos. Isto porque, as três acções agora desenvolvidas pela UBI “vão avançar com um procedimento novo”. Todos os meses, a universidade recebe uma reunião magna onde vão estar os formandos e os seus orientadores nas empresas. Nestes encontros, “que vão também contar com a presença dos formadores”, discute-se a aplicação dos conhecimentos adquiridos, os estágios e as possíveis integrações dos formandos nas empresas. Uma forma de “a universidade conseguir receber informação sobre as suas acções”, sublinha a responsável, para além de manter “uma maior ligação ao tecido empresarial”, acrescenta.