Docentes e alunos vão debater questões relacionadas com a avaliação
Processo de Bolonha
Conferência sobre avaliação das aprendizagens

O Conselho Pedagógico da UBI vai promover, no próximo dia 19 de, uma conferência intitulada “ A avaliação das aprendizagens no quadro do processo de Bolonha: que desafios?”. Leonor Santos, da Universidade de Lisboa é a oradora convidada.



O anfiteatro das Sessões Solenes vai ser palco de uma iniciativa organizada pelo Conselho Pedagógico da UBI com o intuito de debater a avaliação. Um evento que terá lugar amanhã, 19 de Abril, pelas 14 horas e 30 e que tem como oradora convidada, Leonor Santos, docente na Universidade de Lisboa.
Esta temática surge numa altura em que se implementa o Processo de Bolonha nas universidades portuguesas, o que vai modificar o conceito de avaliação das aprendizagens dos alunos. “Este tem evoluído ao longo dos tempos, acompanhando as teorias de aprendizagem e de ensino”, adianta o Conselho Científico. Segundo este órgão da UBI, “embora estas evoluções sejam visíveis tanto em documentos teóricos como na retórica desenvolvida sobre esta temática, o mesmo parece não acontecer na prática lectiva”. Desta forma a UBI vai, através desta iniciativa, “questionar as práticas avaliativas habitualmente desenvolvidas e delinear quais as que poderão estar em maior consonância com os pressupostos orientadores do processo de Bolonha”, sublinham os promotores.