Projecto inovador
Capinha quer Internet de banda larga sem fios

A Junta de Freguesia vai candidatar um projecto inovador, para acesso grátis à Internet de banda larga sem fios e de largo alcance, a apoios do Plano Tecnológico. O investimento é de milhão e meio de euros.


NC / Urbi et Orbi

Toda a freguesia deverá ter acesso gratuito à Internet

A freguesia da Capinha, concelho do Fundão, vai candidatar a apoios do Plano Tecnológico um projecto inovador para acesso grátis à Internet de banda larga, sem fios e de largo alcance.
Segundo adianta à Lusa o presidente da Junta da Capinha, Rogério Palmeiro, o projecto designado de "Capinha Digital", baseia-se "na nova tecnologia Wimax, que foi homologada para utilização em Portugal na última semana". "Tínhamos projectado o sistema com base na tecnologia sem fios mais conhecida (Wifi), mas o novo método permite difundir o sinal numa área maior: a partir de uma antena tem um raio de alcance de 20 a 30 quilómetros ", refere. Para os computadores captarem o sinal e se ligarem à Internet, "basta que tenham um adaptador de rede, que deve custar cerca de 20 euros. Um custo irrisório face àquilo que é oferecido", acrescenta o autarca.
O investimento está orçado em milhão e meio de euros e prevê que todo o território da freguesia, com 700 habitantes, disponha de Internet de banda larga, sem fios e de forma gratuita. Segundo Rogério Palmeiro, o projecto pode ir mais além.
"Não queremos que se esgote no acesso à Internet. Pretendemos também dinamizar a criação de conteúdos, na freguesia e no concelho do Fundão", sublinha.
O projecto nasceu a partir da análise das linhas de apoio disponíveis através do Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento. "Falei com colegas de trabalho na Universidade da Beira Interior", na Covilhã, "e rapidamente foi esboçada a possibilidade de criar um sistema inovador para distribuição de Internet", acrescenta.
"Na Junta de Freguesia estamos atentos a todos os apoios que surgem. Este ano já apresentámos candidaturas a diversos programas no valor global de meio milhão de euros", refere o autarca.