O Segway atraiu a atenção dos muitos participantes
Semana de actividades
Electromecânica na linha da frente

A realidade do mercado de trabalho, os projectos de antigos alunos da Universidade da Beira Interior (UBI) e o Segway foram os grandes atractivos das conferências de Engenharia Electromecânica deste ano.


Por Mayra Fernandes


Realizadas nos dias 19 e 20 de Abril, as conferências organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior (NEUBI), procuraram abranger a maior diversidade de público possível, com um dia dedicado ao veículo eléctrico e outro ao mercado de trabalho e aos projectos de licenciados em Engenharia Electromecânica.
A palestra dada por Robert Stüssi, Presidente da Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico (APVE), da qual a UBI é membro fundador, foi de encontro à necessidade e possibilidade de se recorrer cada vez mais aos veículos híbridos, como alternativa ao meio ambiente, uma vez que, como explica o orador, “são viaturas menos poluentes e permitem reduzir o consumo de combustível, tornando-se assim no meio de transporte do futuro”. O Segway, veículo trazido pela APVE, chamou a atenção de todos. Alunos e professores puderam experimentar aquele que poderá ser o automotor dos próximos tempos.
Foi possível, ainda, aos interessados por automação, ter acesso ao material técnico-científico da Schneider Electric, exposto no hall do Anfiteatro 8.1, empresa ligada às áreas de distribuição eléctrica e automatismos. Este aspecto das conferências atraiu não só os alunos de Electromecânica, como todo o Departamento de Engenharia, uma vez que a automação, isto é, o controlo de máquinas através de programas – o diálogo homem-máquina, “é uma área comum às restantes licenciaturas do departamento”, afirma Vítor Lemos, presidente do NEUBI.

Docente de Electromecânica distinguidos

Numa semana dedicada a esta área, na UBI, conheceu-se também a distinção atribuída a vários docentes da instituição, nesta área. O artigo publicado no periódico Technological Forecasting & Technological Change , em Novembro de 2005, com o título “The Growth Dynamics of the Internet and the Long Wave Theory”, de autoria dos docentes Tessaleno Devezas, Harold Linstone e Humberto Santos, foi distinguido em Março de 2006 com Menção Honrosa ( Honorable Mention ) pela editora Elsevier Science Inc.
Este trabalho teve origem no seguimento das investigações conduzidas para as provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica de Humberto Santos e foi preparado por Tessaleno Devesas durante a sua estadia sabática no International Institute of Applied Systems Analysis (IIASA) em Laxenburg, Austria.