Leonor Santos esteve na UBI para falar sobre avaliação
Pedagogia promove debate
Novos desafios na avaliação

O Conselho Pedagógico da UBI promoveu uma conferência sobre a avaliação das aprendizagens. Leonor Santos, da Universidade de Lisboa falou sobre os novos desafios que Bolonha apresenta, nesta matéria.


Por Eduardo Alves


A importância da avaliação esteve em destaque na UBI através de uma iniciativa do conselho pedagógico. Leonor Santos, docente na Universidade da Lisboa esteve na Covilhã para falar sobre a importância deste tema num período em que se assiste a um transformação do sistema de ensino superior.
No anfiteatro I, professores e alunos falaram sobre os novos desafios de Bolonha e as formas de trabalho. Para Leonor Santos, este processo “é um desafio para ambas as partes”. Até agora, a avaliação tem sido vista com alguma “leveza”, adianta ainda a oradora. Para esta docente o processo de avaliar “é sempre polémico”. Uma vez que este acto, normal no sistema de ensino e em vários sectores, “tem implicações profundas na vida dos alunos e de quem é avaliado”.
Um dos aspectos que esteve em destaque, quer pelos promotores deste evento, quer pelos participantes, relaciona-se com a importância deste tipo de debates e de conferência. Falar sobre avaliação e novas formas de medir o trabalho dos outros “torna-se cada vez mais necessário”. Um assunto que deve estar também em destaque, segundo Leonor Santos, num período em que Bolonha vai modificar de forma “bastante vincada” este aspecto.
Neste debate, outro dos tópicos abordados pelos participantes foi o da participação de todas as partes no processo de avaliação. Leonor Santos alertou para a importância de docentes e alunos integrarem, em conjunto, os métodos de avaliação de trabalho.