Tradição secular
 
 
Santiago de Compostela
 
Por Catarina Rodrigues
 
Ponto de encontro entre a fé, a crença e o pensamento ocidental, onde o passado vive de mãos dadas com o presente. Assim se pode caracterizar Santiago de Compostela, capital da Galiza, no noroeste espanhol, cidade que constitui um dos mais conhecidos destinos de uma longa rota de peregrinação – O Caminho de Santiago.
A chegada à cidade promete agitação e deixa desde logo muitas sugestões a não perder. Os monumentos seculares, os parques, os jardins, os museus e a arquitectura contemporânea convivem em harmonia.
 
 
Visitar Santiago de Compostela implica conhecer a Praça do Obradoiro onde se ergue a imponente catedral românica, destino de muitos peregrinos, turistas ou simples curiosos. Majestosa, com torres simétricas e uma ampla escadaria, o exterior da catedral é completado pela riqueza do interior onde os peregrinos cumprem uma série de rituais.
Em Santiago de Compostela não faltam justificações para a declaração de Património da Humanidade atribuída pela UNESCO.
É de facto impressionante esta catedral e tudo o que a rodeia. Uma espécie de regresso à idade média, onde é possível conhecer vários edifícios emblemáticos, casas senhoriais e ruas típicas onde se estendem mercados ao ar livre que fazem as delícias dos turistas que por ali passam. Na mesma praça do Obradoiro encontra-se ainda o Palácio Gelmírez, o Museu da Catedral e o agora Hotel de los Reyes Católicos.
Na cidade existem mais de uma dezena de museus onde é possível encontrar exposições permanentes e colecções de artistas conhecidos a nível internacional. O Museu da Catedral, o Museu do Povo Galego, o Centro de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Sacra e o Museu de História Natural são apenas alguns deles.
A importância de Santiago ao longo da história transformou a cidade num centro de atracção fundamental da Galiza. Nos últimos anos foram edificadas obras assinadas por alguns dos nomes mais importantes da arquitectura contemporânea mundial: Álvaro Siza, Manuel Gallego Jorreto, Giorgio Grassi, John Hejduk, Alberto Noguerol, Jean Nouvel, Andrés Perea e César Portela, entre outros.
 
 
Santiago de Compostela é também uma cidade universitária composta por várias faculdades. Destaque para a Faculdade de Ciências da Informação, obra do arquitecto Álvaro Siza Vieira. Uma obra que mereceu a atribuição do prémio Secil Arquitectura 2000. Da autoria do mesmo arquitecto é o parque Bonaval, também localizado em Compostela.
Como uma grande cidade turística, Santiago de Compostela apresenta uma variada oferta hoteleira, desde pequenos hotéis acolhedores até a grandes unidades. A gastronomia é rica e variada, assim como o comércio que vai desde o tradicional às grandes superfícies como o El Corte Inglés.