Por Amélia Costa



A Força Aérea Portuguesa esteve em destaque

Os alunos de Aeronáutica da Universidade da Beira Interior partilham todos o mesmo sentimento: são amantes de aviões. A evidenciar esse espírito, o Núcleo de Engenharia Aeronáutica (AEROUBI) organiza, pelo décimo ano, as Jornadas Aeronáuticas da Covilhã (JAC 2006).
O evento é marcado por várias conferências que decorreram entre os dias 26 e 28 de Abril. Outra vertente das JAC 2006 é a realização de um festival aéreo, no Aeródromo da Covilhã. Um festival único a nível académico, que permitiu a todos aqueles que desejassem, em particular aos alunos de aeronáutica, a possibilidade de voar mais alto, entre os dias 29 e 1 de Maio.
O contacto directo com vários tipos de aeronaves, e profissionais experientes do mundo dos aviões, despertaram nestes últimos três dias curiosidades, adrenalina, e uma autêntica aventura aliada ao conhecimento.
Segundo Nuno Miranda, presidente do AEROUBI, estiveram cerca de 79 aeronaves no festival aéreo. Entras elas, destaca-se a exibição da patrulha Acrobática “Rotores de Portugal” voando helicópteros Alouette III, da Força Aérea Portuguesa. Distinguiu-se ainda a demonstração aérea com o Pitts Special S-2B e a passagem de uma parelha de aviões F16. Baptismos de voo e aeromodelismo também foram uma constante durante o festival.
No dia 30, esteve em exposição estática, pela primeira vez no aeródromo da Covilhã, o novo helicóptero da Força Aérea Portuguesa, EH 101 “Merlim”.
Para o presidente do AEROUBI, as JAC são o resultado de uma grande dedicação e companheirismo entre todos os responsáveis do festival aéreo. “É preciso muito tempo e estabelecer vários contactos para este tipo de eventos”, salientou Nuno Miranda, que deixou ainda “um agradecimento a todos quantos participaram, nomeadamente à Força Aérea Portuguesa, com a presença de cerca 38 homens durante três dias consecutivos”.
É de realçar ainda que os mais aventureiros tiveram oportunidade de participar em baptismos de voo, que rondaram entre os 20 e 60 euros. Aqueles que procuram manobras mais arriscadas poderiam optar por um baptismo de voo no Pitts Special S-2B, com o Comandante da TAP, Luís Garção, onde o preço do bilhete seria de 100 euros.




Representantes de várias empresas marcaram presença

Os primeiros três dias das JAC2006 consistiram na realização de conferências, onde foram abordados diversos temas ligados à Engenharia Aeronáutica.
Na sessão de abertura compareceu o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, que fez referência á importância dos aeroportos regionais, realçando que “estão a decorrer os estudos necessários para a construção de um aeroporto na Covilhã”.
Deimos, Dyn'Aero, OGMA e AIRBUS, foram algumas das empresas representadas e de grande importância para os alunos de Engenharia Aeronáutica. Daniel Vaz, aluno finalista do curso de Engenharia Aeronáutica, teve uma boa ocasião para aprofundar o seu projecto de curso. “Eu tinha necessariamente que falar com o Engenheiro Ricardo Cláudio, do Instituto Politécnico de Setúbal, acerca de uma dificuldade no meu projecto. Na conferência em que ele esteve presente, consegui falar com ele e resolver o meu problema”.
O aluno finalista, afirmou ainda com entusiasmo que no final do projecto, tudo indica que irá para Bélgica, num estágio de três meses, uma oportunidade que surgiu e que não deseja desperdiçar. Segundo o vice-presidente do Núcleo de Engenharia Aeronáutica, Edi Andrade, “as conferências tiveram uma óptima adesão, excepto no segundo dia, 27 de Abril, devido a um mini-teste”.
Em relação ao mundo do trabalho, o vice-presidente do AEROUBI afirma que os alunos não têm tido problemas na área de aeronáutica, no entanto acrescenta que “aqueles que ficam parados, á espera que lhes perguntem se querem trabalho, não encontrarão certamente futuro”.