Durante o mundial
Praça Velha da Guarda vira “estádio virtual”

A Praça Velha da Guarda será transformada, durante a realização do Campeonato Mundial de Futebol, num "estádio virtual" para permitir que a população acompanhe os principais jogos pela televisão, anunciou a autarquia.


NC/Urbi et Orbi

A Praça Velha vai receber televisores "gigantes" e passar os jogos do mundial

Entre 9 de Junho e 9 de Julho, altura em que decorre o Campeonato do Mundo, na Alemanha, a Câmara Municipal promove a iniciativa "Estamos lá – Mundial 2006", que também vai dinamizar os alunos das escolas. "Pretendemos dar uma ideia de apoio à Selecção Nacional a partir da cidade da Guarda, eliminando as barreiras de distância física", refere à Agência Lusa o vereador Victor Santos, titular do pelouro do desporto.
"Vamos transformar todo aquele espaço num estádio de futebol virtual. A Praça Velha vai ser forrada com relva sintética e vamos instalar um ecrã gigante", adianta.
"Queremos que a Selecção Nacional ganhe o campeonato e vamos tentar passar essa mensagem junto da população da cidade. A Praça Velha é a "sala de visitas" da Guarda, por isso, nada melhor do que dinamizar o espaço, em conjunto com a iniciativa privada", afirma o mesmo responsável.
O Mundial de Futebol é também aproveitado para divulgar e incentivar a prática desportiva, neste caso o futebol, junto dos mais novos. "Vamos organizar um mini-torneio com as escolas do primeiro ciclo e tencionamos criar como que um estádio de futebol, com dois pórticos de entrada, onde procuraremos recriar todo o ambiente de um verdadeiro", refere o vereador, que com esta actividade espera abranger cerca de mil e 500 crianças.
Vai ser produzido material alusivo ao acontecimento e um logótipo específico que tem a forma redonda (simbolizando a bola com movimento e dinâmica) e as cores vermelho e verde. A Câmara Municipal da Guarda prevê gastar 17 mil e 500 euros com a realização da iniciativa, que promete animar o coração da cidade durante o Mundial 2006.