O presidente da APPM esteve na Covilhã
“Ética e Deontologia no Marketing”
Agir bem satisfazendo a todos

No mundo dos negócios, onde o sucesso é meta primordial, as condutas assentes em bons valores ficam por vezes esquecidas. Uma atitude estratégica e consciente por parte dos profissionais do Marketing é a questão debatida em mais umas conferências do Instituto de Filosofia Prática (IFP).


Por Liliana Ferreira


Uma evolução tão acentuada da necessidade do Marketing não se teria registado sem igual evolução da consciência colectiva dos seus profissionais para acções cada vez mais fiáveis do seu trabalho, tanto a nível empresarial como social. Uma gestão centrada unicamente na obtenção de lucro para a empresa não é, só por si, sinónimo de uma estratégia de sucesso. Neste âmbito, a “Ética e Deontologia no Marketing” foi o tema escolhido para mais uma conferência promovida pelo Instituto de Filosofia Prática da Universidade da Beira Interior, que teve lugar na passada quinta-feira, 4 de Maio.
Numa sociedade cada vez mais egocêntrica, onde parece reinar o princípio de que “em terra de cegos quem tem olho é rei”, nem sempre o mundo dos negócios parece ser credível. Carlos Manuel de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing (APPM), presidente do Conselho Editorial da revista “Marketeer” e membro da Confederação Europeia de Marketing, salientou o papel dos profissionais do sector, destacando que “os marketeers devem apostar numa conciliação entre os vários interesses com que interage a organização que os emprega, a fim de optimizar a satisfação de todos”.
O poder está de momento nas mãos do consumidor que não deve ser visto como um meio mas um fim. O segredo para um equilíbrio sustentável está, segundo admite o orador, “em transformar os estranhos em amigos, e os amigos em clientes. A única falta de recursos de que uma empresa se pode queixar é de clientes. É numa coerência de gestão e numa visão global ética que as organizações devem apostar”.
José Domingues, um dos professores responsáveis pelo evento, defende uma reflexão sobre o papel ético em todas as áreas da vida. O Marketing, como sector de crescente influência nas sociedades capitalistas, deve promover os bons relacionamentos não desprestigiando o valor do bem agir. Este professor advoga ainda a importância da consciencialização de futuros profissionais. Segundo afirma, “há valores que jamais devem ser postos em causa, como é o caso da dignidade, honestidade e respeito, e é isso que os alunos da instituição devem reter desta conferência”.
O auditório da Biblioteca Central foi o espaço escolhido para acolher os interessados no assunto. Estudantes de Ciências da Comunicação e Marketing estiveram presentes em grande número e mostraram-se muito atentos às análises feitas pelo conferencista.