O programa foi apresentado na UBI
Programa Nacional de Juventude
UBI recebe jornada de trabalho

“Emancipação Jovem – emprego, formação profissional e empreendedorismo” é uma das iniciativas integradas no Programa Nacional de Juventude que vai passar pela Beira Interior no próximo mês. A UBI recebe os trabalhos finais deste evento.


Por Eduardo Alves


Um seminário sobre emancipação jovem vai ter lugar no Anfiteatro das Sessões Solenes já no próximo dia 13. Esta iniciativa está inserida no Programa Nacional de Juventude que tem vindo a promover diversas actividades em diferentes locais do País. A Guarda e Castelo Branco, como capitais de distrito receberam já alguns desses trabalhos.
A Covilhã vai também, dia 13, ser palco de uma jornada sobre o empreendedorismo. Uma iniciativa que tem o apoio da Secretaria Regional do Instituto Português da Juventude e que vai contar com diversas entidades ligadas à temática. Os trabalhos, que têm início marcado para as 10 horas, contam com a presença dos secretários de Estado da Juventude e Desporto, e do Emprego e da Formação Profissional. Na sessão de abertura vai também estar presente Manuel Santos Silva, reitor da UBI, as governadoras civis dos distritos da Guarda e Castelo Branco o presidente do Conselho Nacional de Juventude, o presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis e Bruno Carneiro, presidente da Associação Académica da universidade da Beira Interior. Durante o dia, e nos vários painéis, destaque também para a participação de Mário Raposo, vice-reitor da UBI, de Carvalho da Silva e João Proença, das duas principais centrais sindicais portuguesas e de vários docentes da UBI.
O Programa Nacional de Juventude tem como área prioritária de actuação “proceder a um rigoroso diagnóstico da realidade e dos principais problemas da população jovem portuguesa e contribuir para a definição dos vectores transversais prioritários na política de juventude para o período 2007- 2013” , referem o promotores do evento.
Durante a iniciativa serão abordados vectores relacionados com o ambiente, a participação e associativismo, a cultura, a emancipação jovem, o empreendedorismo, entre outros assuntos.