A moda vai estar em destaque durante dois dias
II Jornadas Internacionais de Arte e Moda
Têxtil e vestuário mostram capacidades

Pelo segundo ano consecutivo, o Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis (DCTT) da UBI vai promover um evento sobre arte e moda. Dois dias onde vários especialistas ibéricos vão trocar experiências e conhecimentos nesta área.


Por Eduardo Alves


Alargar a discussão em torno da moda e dar a conhecer as principais teorias que estão em voga sobre esta forma de arte é uma das metas que os organizadores das II Jornadas Internacionais de Arte e Moda esperam alcançar. Rui Miguel, presidente do DCTT e António Delgado, docente no Departamento de Comunicação e Artes são os dois coordenadores responsáveis por este evento que tem lugar na Covilhã a 9 e 10 de Maio.
Dois dias que se destinam “à apresentação de temas multidisciplinares, de base cultural, para fomentar e apoiar a discussão criativa que conduz à inovação” sublinham os promotores da ideia.
Segundo estes responsáveis, está já confirmada a presença de 13 especialistas de Portugal e Espanha, nestas jornadas. Para além dos alunos e professores de Design, esperam-se também nos anfiteatros 2.12 e 6.1, da UBI, onde decorrem as conferências, profissionais ligados a esta área. Rui Miguel lembra também que “está é uma excelente oportunidade para os alunos do ensino secundário que gostam da área, confirmarem as suas vocações”. Isto porque, durante o evento podem entrar em contacto com o Design, a concepção de vestuário e diversas vertentes artísticas”.

Fenómenos de moda

Estas segundas jornadas internacionais pretendem também “entender o vestuário e o fenómeno da moda numa perspectiva artística e estética, mas também sociológica e antropológica”, explicam os promotores. Os dois dias de conferências e debates vão servir para contextualizar a forma de como a roupa está ligada às dimensões e convicções mais profundas do carácter humano e de como, através do vestuário, são reflectidas maneiras de ser e estar na sociedade.
Rui Miguel destaca que este encontro de carácter multidisciplinar “procurará apresentar a moda, não como um simples fenómeno frívolo, epidérmico ou superficial, mas como um espelho de hábitos e comportamentos”. Para além dos aspectos mais disciplinares, este evento servirá também para alargar o universo de contactos entre a universidade e o meio. A valorização do relacionamento com as empresas e o desenvolvimento de novos produtos vai também ocupar uma parte significativa dos dois dias de trabalhos.