Workshop
“Como Comunicar em Público”

O Núcleo de Estudantes do Curso de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (Despubi) organizou um workshop com o tema “Como Comunicar em Público”. Este evento esteve destinado aos alunos do curso de Ciências do Desporto, e também a todos os interessados. O Despubi registou 130 inscrições que lotaram o anfiteatro 6.1., palco deste evento.


Por Neuza Correia

A actividade foi promovida pelo Núcleo de Desporto da UBI

Esta iniciativa teve o propósito de dar alguns conselhos aos alunos para enfrentarem um público sem receio e com mais segurança. “A ideia surgiu tendo por base as lacunas demonstradas pelos alunos do nosso curso na apresentação e exposição dos trabalhos nas aulas” referiu Jorge Ferreira, presidente do Despubi. Este responsável explicou que “o workshop veio no sentido de colmatar essas falhas, deixando os estudantes mais aptos para comunicar em público”. O evento serviu para dar a conhecer a forma mais correcta para as pessoas se exprimirem perante um público, e ajudar os alunos, futuramente, quando integrarem o mundo do trabalho.
Bruno Travassos, docente da UBI, foi convidado pelo Despubi, para moderador deste evento devido ao facto de já ter feito parte do núcleo, enquanto estudante da UBI. Helena Alves, directora do curso de Marketing e responsável pela cadeira de Marketing do curso de Ciências do Desporto da UBI, transmitiu aos alunos a importância da comunicação como forma de “marketing mix” ao serviço do desporto. Este curso é voltado para a gestão desportiva, e a docente falou aos alunos sobre a comunicação do Marketing nas empresas mais voltadas para o ramo desportivo.
Helena Alves deu algumas sugestões para o bom funcionamento de uma empresa ou clube desportivo, como a importância da imagem que transmite para o exterior e os vários tipos de meios utilizados para fazer publicidade, entre os quais referiu as ferramentas que podem ser usadas como forma de comunicação.
Miguel Vitória, docente da UBI, explicou aos alunos “a importância da comunicação na criação de dinâmicas de grupo”. Falou das dinâmicas de grupo como um conjunto de inter-relações entre elementos do grupo na sua estrutura e no seu desenvolvimento. Dissertou igualmente sobre comportamentos e atitudes a ter, como o assumir posições, tomar lideranças, a cooperação e a capacidade de comunicar face às situações.
Tito Cardoso e Cunha falou da importância da argumentação na comunicação. O docente mencionou a retórica no seu discurso, explicando qual a melhor forma para a sua utilização. “A retórica é entendida como teoria da argumentação” disse Tito Cardoso. Explicou que o orador tem de conhecer o seu auditório, e também ser convincente naquilo que diz, para isso usa a retórica: para argumentar as posições tomadas sobre um certo assunto.