Uma vela pela maternidade
Manifestação junto do CHCB

No passado sábado, Joaquim Matias, presidente da concelhia social-democrata da Covilhã, deu o mote para uma manifestação diferente. Junto ao Centro Hospitalar da cova da beira acenderam-se velas para a manutenção das maternidades.


Por Eduardo Alves

Joaquim Matias, vereador da Câmara da Covilhã, foi um dos promotores desta ideia

Uma acção que tem por base “um conjunto de cidadãos anónimos”, explicou ao Urbi, Joaquim Matias, vereador da Câmara Municipal da Covilhã. O presidente da concelhia social-democrata da Covilhã e vereador sem pelouros na autarquia serrana foi um dos que iniciou esta manifestação. Numas das principais entradas para o CHCB foi colocado um espaço próprio onde os cidadãos “podem mostrar a sua vontade”. Vontade essa que vai no sentido de dar continuidade “às maternidades da Covilhã, Guarda e Castelo Branco”. Uma vela pela maternidade é o objectivo desta acção popular que conta com o apoio de diversos concelhos vizinhos da cidade serrana.
Matias refere também que esta “não é uma manifestação de massas”. Segundo o responsável político, que ajudou na concretização da ideia de várias pessoas, “de todas as cores políticas”, não foram enviadas cartas, nem feita divulgação noticiosa deste acto. Os promotores esperam que esta seja “uma acção diferente e que dure até ao momento em que o governo anuncie a continuidade dos três blocos de partos”. Algo que Matias diz ainda não estar confirmado.
Para o vereador da autarquia covilhanense, a visita do primeiro-ministro, José Sócrates, à Covilhã “não veio tranquilizar ninguém”. Isto porque, o responsável governamental não anunciou a continuidade “de todas as maternidades”. Joaquim Matias espera agora que os cidadãos ajudem na acção e “acendam uma vela pela maternidade”.