Diversas empresas marcaram lugar neste evento
Semana do Emprego
Facilitar as saídas profissionais

Nos dias 9, 10 e 11 de Maio, o Edifício das Engenharias recebeu a Semana do Emprego. A iniciativa foi promovida pelo Gabinete de Estágios da UBI e conta já com a quarta edição. Para além da presença de expositores de variadíssimas entidades empregadoras, esta semana ofereceu, ainda, algumas sessões de divulgação sobre as saídas profissionais dos recém-licenciados. No final, o sucesso ficou garantido.


Por Helena Mafra


Pode dizer-se que esta foi uma semana de grandes oportunidades para os finalistas e recém-licenciados da Universidade da Beira Interior. Durante três dias, o Gabinete de Estágios da universidade promoveu a Semana do Emprego – edição 2006. Empresas e instituições, desde o tecido económico da região da Beira Interior, passando por entidades institucionais, empresas de selecção e recrutamento, telecomunicações e novas tecnologias completavam os 25 stands expostos no Edifício das Engenharias.
O sucesso de uma empresa depende, maioritariamente, dos recursos humanos de que esta dispõe. Por isso, “o mais importante desta iniciativa é que as empresas tomem contacto com a mão-de-obra que a universidade está a formar, e os alunos com as respectivas entidades”, disse Rogério Palmeiro, do Gabinete de Estágios.
A Caixa Geral de Depósitos, Força Aérea Portuguesa, Instituto Português da Juventude, Jornal do Fundão, ou Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira, foram alguns dos expositores que os alunos puderam visitar. Apesar de não ser finalista, Susana Forte não perdeu a oportunidade de visitar a Semana do Emprego. Esta aluna de Engenharia Civil, “gostava de ver se a universidade, em conjunto com este evento, é capaz de ajudar os finalistas a entrar no mercado de trabalho”. Até porque daqui a dois anos, também ela vai precisar desta ajuda.
Entretanto, decorreram também algumas sessões de divulgação dedicadas à temática dos novos rumos e caminhos das saídas profissionais. As reuniões contaram com a presença de licenciados que criaram a sua própria empresa, licenciados integrados em grandes grupos económicos, entre outros especialistas da área.
Este é o segundo ano que se realiza a “Semana do Emprego”. Até então, era a Associação Académica da UBI que organizava um evento semelhante, a Feira do Emprego. “O Gabinete de Estágios apenas colaborava, facultando contactos”, adiantou Rogério Palmeiro. Porém, desde há dois anos que a Semana do Emprego está nas mãos deste Gabinete. A crescente simbiose entre as entidades empregadoras e própria universidade abriu muitas portas, facilitando o sucesso desta iniciativa. Definidos os objectivos em número de empresas, o Gabinete admitiu preferir a qualidade em detrimento da quantidade, apostando nas empresas de referência nacional para participarem nesta semana de emprego e saídas profissionais.
O êxito da edição de 2005 foi notório e, por isso, também incentivou a realização da segunda. Facto é que o evento deste ano já ultrapassou todas as expectativas. Até porque a edição de 2006 foi mais financiada, tinha melhores condições e, claro, “o campo visual também conta”, realça o responsável pelo Gabinete de Estágios. Objectivos atingidos, para o ano “é preciso fazer ainda melhor”.