Job Shop de Economia
Portugal Telecom recruta ubianos

No decurso do ciclo de conferências “In/Out Economic Connections”, promovido pelo curso de Economia e pelo núcleo de estudantes desta licenciatura, a Portugal Telecom foi a terceira empresa a promover programas de divulgação de estágios para recém-licenciados. O Job Shop da responsabilidade do gigante das telecomunicações teve lugar no passado dia 3 de Maio, no pólo IV da UBI.


Por Esmeraldina Costa

Uma representante da empresa esteve na UBI

A empresa que é líder do mercado das telecomunicações em Portugal representa para muitos estudantes um posto de trabalho de sonho, o local ideal para desenvolver uma carreira profissional. Os alunos do Departamento de Gestão e Economia puderam, através do Job Shop, conhecer as oportunidades que a PT tem para oferecer a recém-licenciados. O programa Trainee's é neste momento o principal projecto de recrutamento de novos talentos, e os seus contornos foram apresentados por Ana Morena, representante do departamento de Recursos Humanos da empresa.
Após uma breve exposição do historial da multinacional, a oradora do evento explicou o funcionamento do programa Trainee's, que se realiza pela quarta vez consecutiva. Este programa tem por objectivo reforçar as competências estratégicas no negócio das telecomunicações, através da integração “de sangue novo na organização”.
Na edição deste ano, a empresa já recebeu mais de três mil candidaturas, esperando atingir as cinco mil até ao final do mês de Maio. De todos os currículos recebidos serão escolhidos uns 70, e após uma rigorosa selecção, 40 candidatos terão a oportunidade de frequentar um estágio no seio da Portugal Telecom.
Para fazer parte deste programa um dos principais requisitos exigidos é apresentar uma média igual ou superior a 14 valores. Esta exigência provocou na assistência da conferência muitas dúvidas, uma vez que muitos alunos não esperavam conseguir terminar a licenciatura com essa média. Ana Morena elucidou a questão referindo que seriam tidos em conta o “renome” de algumas universidades, e o grau de exigência em termos de notas dessas academias: “O currículo de um recém-licenciado é sempre igual, por isso a triagem passa sempre pela média obtida e pelo renome da universidade onde fizeram a sua formação” sublinha.
Para além da média, outra faceta importante é a demonstração de «grande versatilidade», de modo a que “um engenheiro ou um gestor” saiba trabalhar na sua área “mas também saiba desempenhar outras funções no seio da empresa”, explicou.
Aos recém licenciados escolhidos para integrarem este projecto é-lhes atribuída uma bolsa de 1200 euros. Após terem frequentado durante um ano o estágio do programa Trainee's, é feita uma última selecção de recrutamento.
Ana Morena afirma que 85 por cento dos estagiários são contratados para fazerem parte da equipa de colaboradores da Portugal Telecom.
O prazo de entrega de currículos para a possível integração deste programa acaba em finais do mês de Maio, e podem ser enviados via Internet através do site: www.ptcom.pt/carreira. No final da palestra, vários alunos entregaram os seus currículos à representante da empresa, na esperança de vir a fazer parte do programa que tem início no dia 1 de Setembro de 2006.