Trancoso
Museu dedicado ao tempo

Mais de 200 relógios dos últimos quatro séculos serão exibidos no futuro museu do “design do tempo”, que irá surgir em Trancoso em finais de 2007.


NC/Urbi et Orbi


Um novo pólo cultural que deve abrir portas em 2007

Um museu dedicado ao "design do tempo" deverá abrir em finais de 2007 em Trancoso, exibindo mais de 200 relógios dos últimos quatro séculos, disse na passada semana o arquitecto responsável pelo projecto encomendado pela câmara local.
O projecto, de Emanuel Pimenta, foi apresentado na passada quinta-feira, 18, dia de abertura da primeira edição do Encontro Internacional de Arte intitulado "O Espírito da Descoberta", organizado pela Fundação para as Artes, Ciências e Tecnologias – Observatório.
Projectado para um terreno anexo ao Pavilhão Multiusos de Trancoso, o novo espaço museológico terá cerca de mil e 500 metros quadrados de área construída e albergará "uma interessante colecção de relógios do século XVII aos dias de hoje", adianta o mesmo responsável. A colecção, com mais de 200 exemplares, visa "mostrar como as pessoas têm mudado a sua forma de abordar o tempo ao longo dos séculos", afirma Emanuel Pimenta. O espaço albergará também diferentes exposições, pequenos concertos musicais, uma colecção de gravações musicais, livros, audições, conferências e debates, sempre tendo a questão do tempo como elemento fundamental de reflexão", acrescenta.
Emanuel Pimenta adianta, no entanto, que a colecção de relógios – iniciada na década de 1950 pelo inventor e industrial português Dimas de Melo Pimenta – será um dos "elementos essenciais do museu". O edifício "criado a partir do estudo sobre espirais complexas", vai ter o nome do filósofo René Berger, presidente da Associação Mundial de Críticos de Arte, revela o arquitecto.
Orçado em cerca de 1,5 milhões de euros, o museu do "design do tempo" vai ser criado pela Câmara Municipal de Trancoso, com o objectivo de "tornar a cidade num centro de arte, ciência, tecnologia e cultura".