As diferenças entre a publicidade e o jornalismo foram abordadas nesta conferência por Dan Stoica
Especialista fala na UBI
Publicitar o jornalismo

Um especialista em Ciências Sociais esteve na UBI para explicar as semelhanças e diferenças entre o Jornalismo e Publicidade. Dan Stoica, docente no Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade Alexandru Ioan Cuza, na Roménia, apresentou as suas opiniões sobre este tema.


Por Eduardo Alves


Marcar as diferenças entre jornalistas e publicitários, desvendar os segredos de um bom relações públicas e mostrar o mundo das imagens foram temáticas presentes na comunicação de Dan Stoica. Este docente romeno deslocou-se na passada quarta-feira, 17 de Maio, à UBI para falar sobre o mundo da publicidade e do jornalismo.
Um investigador que tem dedicado grande parte do seu tempo ao estudo das relações entre publicitários e profissionais de relações públicas, com a imprensa. Segundo Stoica, “produzir notícias e produzir publicidade são coisas completamente diferentes”. Pese embora o facto “das pessoas estarem, cada vez mais, a confundir essas duas situações”. Durante a sua apresentação, na Sala dos Conselhos, este investigador romeno exemplificou como algumas notícias podem ser transformadas em publicidade e como o contrário também acontece. Dan Stoica lembra que “ninguém detém uma verdade absoluta do mundo”. Isto porque, “o jornalismo tende a passar a ideia do relato perfeito e imparcial das situações”. Algo que este docente universitário não apoia “na íntegra”. Uma vez que “os jornalistas, como qualquer ser humano, apenas têm acesso a uma parte da realidade”. Jornalistas e publicitários passam assim “o seu mundo”.
Stoica lembra que a diferença entre o profissional de jornalismo e o publicitário é que “o primeiro relata os acontecimentos que vê, o segundo tenta passar o seu mundo aquilo que quer que os outros vejam”.
Este docente romeno, explicou perante os alunos de Ciências da Comunicação da UBI que o publicitário baseia, maioritariamente, o seu trabalho, “em imagens”. É através dessas figuras que a publicidade consegue criar um mundo ideal “onde as pessoas gostariam de viver”. Um mundo que, em certa medida, vai contra a “imparcialidade noticiosa”, e que provoca alguns desentendimentos. Stoica alerta para a necessidade de “publicitários e jornalistas não viverem em guerra”.
Este investigador falou também do papel desempenhado pelos profissionais de relações públicas. Quando questionado sobre o melhor desempenho destes, o romeno foi claro: “um bom relações públicas é aquele que consegue levar o jornalista a publicar o seu comunicado sem qualquer tipo de alteração e de forma a parecer notícia”. Desta maneira, para além de transmitir as ideias da instituição para onde desempenha funções, “sem qualquer custo”, está também a conferir o grau de credibilidade das notícias às suas informações.
A presença deste investigador surge no âmbito do programa de relações internacionais Sócrates Erasmus para a licenciatura em Ciências da Comunicação, no ano lectivo de 2005/2006, do Departamento de Comunicação e Artes da UBI, coordenado por Eduardo Camilo , docente da UBI.