Empresas brasileiras visitam região
Covilhã é porta para a Europa

Uma comitiva de empresários e responsáveis institucionais brasileiros deslocaram-se à Covilhã. Durante dois dias, o grupo visitou a UBI, onde assinou um protocolo, esteve no Parkurbis e conheceu algumas empresas da cidade.


Por Eduardo Alves

A UBI e a Universidade de Blumenau esperam agora realizar projectos conjuntos

A UBI e a Fundação Universidade de Regional de Blumenau (FURB) assinaram, na passada quinta-feira, 18 de Maio, um protocolo de cooperação. Este documento vai permitir que as duas instituições apresentem actividades conjuntas nos campos da informação e investigação universitária. Este protocolo vai também no sentido de promover o intercâmbio de docentes e alunos das duas universidades e realizar projectos científicos conjuntos, seminários e outras actividades.
No encontro, que decorreu no edifício da Reitoria da UBI, na tarde de quinta-feira, os dois reitores das universidades em causa apresentaram as instituições, desde o seu aparecimento até às actividades que actualmente decorrem. Santos Silva, reitor da UBI, refere que a instituição covilhanense tem pautado a sua actuação “por uma abertura ao meio exterior e pela aposta na internacionalização”. A título de exemplo, o responsável máximo pela universidade sublinhou o número significativo de docentes brasileiros que estão na Covilhã a dar aulas. Um número que pode aumentar com este protocolo, uma vez que o documento também prevê que docentes e investigadores brasileiros desenvolvam os seus trabalhos na Covilhã e os docentes e investigadores da UBI que assim desejem, se possam deslocar ao Brasil.
Na sua passagem pela UBI, a comitiva brasileira passou também pelo Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis. Santos Silva mostrou os laboratórios e as diversas investigações a decorrer na instituição. Egon José Schramm, reitor da FURB, gostou do que viu e acredita que este protocolo começará “dentro em breve” a dar frutos. Este responsável refere que o plano de acção e as investigações académicas no campo dos têxteis “caracterizam ambas as instituições”, daí que as parcerias agora criadas “tenham condições para se tornarem uma realidade”.




Actividades conjuntas para breve

O Parkurbis acolheu também a comitiva de empresários e responsáveis políticos da cidade de brasileira de Blumenau. Durante a estadia deste grupo de entidades, as várias reuniões de trabalho e visitas a empresas serviram para lançar as base de um projecto que prevê a criação “de um agrupamento complementar de empresas”, explicou em conferência de imprensa, Carlos Pinto, presidente do Conselho de Administração do Parkurbis e responsável máximo pela autarquia covilhanense.
Um projecto que prevê um estreitar de ligações entre um conjunto de empresas que desenvolvem actividades específicas. Novas tecnologias, têxteis e comunicação são algumas das áreas que este núcleo de empresas vai trabalhar. Do outro lado do Atlântico, em Blumenau, “existem já uma dúzia de empresas que esperam vir a instalar-se na Covilhã”, adianta João Paulo Kleiinubling, prefeito de Blumenau. Este responsável autárquico espera que a Covilhã se torne agora “a porta de entrada para a Europa”, no que respeito à actividade empresarial das entidades brasileiras. O homólogo de Carlos Pinto mostrou ainda disponibilidade para que “empresas portuguesas se instalem também em Blumenau”.