Semana Académica 2006
A festa dos finalistas

Hands On Aproach, Dj Pete Tha Zouk e Blasted Mechanism foram os nomes mais sonantes de uma Semana Académica cheia de música, cor e boas vibrações. Este ano a sua organização esteve a cargo da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), em parceria com a gerência da discoteca &Companhia, que cedeu o seu espaço para a realização do evento.


Por Rafael Silva

Os "Blasted Mechanism" levaram ao rubro os ubianos

Ao contrário do que vem sendo hábito, este ano a Semana Académica teve lugar no denominado “Recinto Académico”, junto à discoteca &Companhia, que também serviu de palco para o evento. Com três espaços distintos – um palco exterior, numa tenda montada para o efeito; a pista principal da discoteca &Companhia e uma outra pista, num ambiente mais descontraído, com música “Chill Out” – a Semana Académica 2006 contou com muita diversão e convivo entre os estudantes da Universidade da Beira Interior.
Esta Semana teve início dia 16, com a já tradicional Serenata no Largo da Igreja do Calvário. Contou com a presença do grupo de fados vindo de Coimbra, “Verdes Anos”, que se fez ouvir, perante o silêncio atento dos estudantes que encheram o espaço. A noite seguiu na discoteca companhia, com a “Festa dos Trajados”.
O dia seguinte começou com a actuação de uma das tunas masculinas da UBI – “Desertuna” – que deu o mote para o primeiro nome sonante a actuar: “Hands on Approach”. Este grupo despertou o público estudantil para mais uma semana académica. Seguiu-se o grupo de covers “Ferro & Fogo” e Dj Martin. Na pista da discoteca &Companhia, Dj Ruizinho conduziu a festa até de manhã.
A quinta-feira ficou marcada pela irreverência, potenciada pelo tradicional “Arraial da Cerveja” e pelas actuações de outra das tunas masculinas da UBI, “Orquestra Académica Já B'UBI e Tokuskopus” e de Jaimão. Seguiu-se o grupo “Made In”, o Dj residente, Luís Veiga e na pista da discoteca, o Dj Rui Cenoura.
O dia 19 foi consagrado ao Dj Pete Tha Zouk. A tuna feminina da UBI, “Moçoilas” abriu o palco, seguindo-se o grupo de Reggae “Até Jah” e o hip-hop de “Mind Da Gap”, com Dj Simon a fechar. Enquanto isto, na discoteca, o Dj Luís Veiga “aquecia os motores” para um dos momentos altos desta Semana Académica: a performance de Pete Tha Zouk. Com a pista a “rebentar pelas costuras”, este Dj de créditos firmados levou ao rubro centenas de estudantes, fazendo desta noite, a mais forte da semana.
A Semana Académica 2006 estava a chegar ao fim, mas nem por isso a qualidade decresceu e na noite da Bênção das Pastas, o grupo “JC & Os Heróis de Shaolin” abriram o apetite para outro dos momentos altos da semana: a actuação dos recentemente galardoados, “Blasted Mechanism”. Com mais de duas horas em cima de palco, este grupo português levou ao êxtase o público, que teve no conhecido Dj Carlos Manaça outro momento alto a fechar a semana académica. Pelo meio, os Djs, Das Senas, Paranóia e Luís Veiga entretiveram aqueles que se deslocaram ao recinto. Na opinião da organização, “esta Semana Académica foi, sem dúvida, uma aposta ganha, pois conseguiu aglutinar os estudantes, proporcionando-lhes espectáculos de qualidade e muita diversão”. Cerca de 8 mil pessoas passaram pelo recinto e o saldo final, é, na opinião da organização, “bastante positivo”.