Segredos de uma reserva natural
 
 
Lagoa de Santo André
 
Por Cátia Felício
 
Chegados ao litoral, surge-nos o encanto da fauna e a flora na zona costeira de Lagoa de Santo André. Localiza-se no concelho de Santiago do Cacém, entre a Costa de Santo André e a Serra de Grândola, e tem uma superfície m é dia de 170 hectares .
Até ao século XVII, a Lagoa de Santo André tinha o nome de Lagoa de Pêra e estava em permanente comunicação com o mar. Com a criação da Reserva Natural, foi reconhecida a importância deste santuário natural.
As praias da região, para além do uso balnear, são procuradas nas zonas menos utilizadas pelos amantes da pesca desportiva. A zona é também conhecida pela pesca artesanal, feita em pequenos barcos tradicionais.
O verde dos pinheiros mansos e o voo rasante das aves fazem da lagoa um local  paradisíaco para descansar. Conjugando a natureza com o descanso, este lugar tem ainda parque de campismo e recomenda-se percursos pedestres ou de BTT.
Quem quiser visitar pode seguir o acesso de Lisboa, através da A2. Na saída de Grândola segue-se o IP8 directo para Sines.