Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Teste de Articulação Verbal
Sara Figueiredo · quinta, 7 de outubro de 2010 · Continuado
|
21625 visitas Os rastreios realizados pelas terapeutas do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) utilizam um teste de articulação, que segundo a terapeuta Dina Paula Menino foi construído pela Escola Superior de Alcoitão. Este teste utiliza um conjunto de imagens, que a criança deve “reconhecer e nomear”, explica a terapeuta. Se a criança não for capaz de identificar e pronunciar o nome dos objectos “deve ser submetida a um processo de repetição de palavras”. A terapeuta acrescenta ainda que “depois de pronunciada a palavra pela criança se regista, numa folha, os fonemas que ela não pronunciou, distorceu ou substituiu”. Dina Paula Menino alertou ainda para os sinais e comportamento que podem indiciar problemas de comunicação.
Sinais e Comportamentos Linguagem: • A criança tem 2 anos e ainda não fala; • Parece não perceber o que as pessoas lhe dizem; • Não responde ou responde inadequadamente ao que lhe é pedido; • É distraída. Presta pouca atenção àquilo que a rodeia; • Forma de comunicação resumida a gestos.
Voz: • A criança tem uma voz rouca; • Utiliza gritos como forma de comunicação habitual. Articulação: • A criança tem por hábito trocar letras e sons; • A criança fala muito depressa e atrapalha-se frequentemente quando está a conversar; • A criança fala pelo nariz. Gaguez: • A criança tem mais de 4 anos e já evidencia sinais claros de gaguez; • Quando fala, bloqueia ou repete muitas vezes as mesmas palavras; • A criança tem medo ou vergonha de falar. Mastigar e engolir: • A criança mastiga os alimentos de boca aberta; • É frequente a criança babar ou engasgar-se com alimentos. Ler e escrever: • A criança troca sons ou letras quando está a ler ou a escrever; • A criança comete muitos erros quando lê ou escreve. |