Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Quase duas centenas de

BTT “Downtown” na Zona Histórica

A segunda edição do Covilhã Downtown regressa no dia 10 de Junho integrada no Circuito Nacional de Downhill Urbano. O número de atletas esperados é o dobro do ano passado

> Notícias da Covilhã

Depois do êxito alcançado em 2005, o “Covilhã Downtown” vai, este ano, integrar o Circuito Nacional de downhill urbano. Uma prova de perícia a alta velocidade disputada em BTT pelas ruas da cidade e que conta com momentos verdadeiramente espectaculares na ultrapassagem de obstáculos naturais e artificiais como escadarias, rampas, saltos e curvas apertadas.
O “Covilhã Downtown” realizou-se pela primeira vez em Setembro do ano passado, pela mão da associação “Estrela Radical”, e contou com a participação de 94 atletas. O sucesso foi tal que a Downstream, organizadora do Circuito Nacional, decidiu convidar a organização a integrar a competição.
A prova regressa, assim, no próximo dia 10 de Junho, sábado, às ruas da Covilhã e num percurso substancialmente diferente. Os corredores arrancam novamente do Parque Alexandre Aibéu, mas a meta passará do Largo de Infantaria para a Praça do Município. Pelo meio fica um traçado a explorar, sobretudo, as ruas e ruelas e escadarias da Zona Histórica. A decisão de encurtar o percurso “tem a ver com a necessidade de dar ainda mais espectacularidade à prova”, explica Pedro Rodrigues, um dos responsáveis da “Estrela Radical”. É que, continua, “deste modo, os pontos de interesse no percurso ficam mais próximos uns dos outros, o que é bastante melhor quer para os pilotos quer para a assistência”.
No que toca a participantes, a organização está à espera de quase duas centenas de “riders”, o que significa o dobro das inscrições do ano passado. Presentes estarão todos os nomes da elite nacional, entre os quais Cláudio Loureiro, um dos mais conceituados ciclistas downhill da actualidade em Portugal, e Emanuel Pombo, vencedor da última edição. Aliás, os melhores atletas da modalidade não têm falhado o Circuito de downhill urbano, pelo que é de esperar a elite nacional. Até porque, comenta Pedro Rodrigues, “as provas citadinas dão uma visibilidade aos patrocinadores que não é possível nos percursos de montanha, que têm muito menos gente a assistir”.
Quanto à prova, a organização está confiante em novo sucesso. Cristiano Geraldes, também da “Estrela Radical”, acredita mesmo que “esta pode ser a prova rainha do campeonato”. É que, explica, “para além da experiência que temos do ano passado e que pode ser uma mais valia nesta edição, a Covilhã, por si, terá melhores condições que qualquer outra cidade do circuito para a prática desta modalidade”.

Artigos Relacionados:

Trânsito Condicionado


Quase duas centenas de
Quase duas centenas de "riders" vão estar vão competir pelo 1º lugar no pódio do II Covilhã Downtown


Data de publicação: 2006-06-06 01:15:49
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior