Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O vereador do Urbanismo explica a intervenção na zona do Varandado

Autarquia recupera Varandado

Toda a zona envolvente do Lar de São José vai ser alvo de uma intervenção urbanística de fundo, por parte da Câmara da Covilhã. O Plano do Varandado foi tornado público na reunião da passada sexta-feira, 2 de Junho.

> Eduardo Alves

A autarquia covilhanense vai levar a cabo uma intervenção na zona do Varandado, junto ao Lar de São José e na rua Comendador Gomes Correia, que dá acesso à Rua da Saudade. Esta será a primeira grande intervenção da empresa municipal “Nova Covilhã”.
O Plano Estratégico do Varandado foi apresentado pelo vice-presidente da autarquia, João Esgalhado. O também vereador responsável pelo pelouro do Urbanismo explica que esta intervenção vai decorrer sob a alçada “da empresa municipal Nova Covilhã”. Uma entidade criada para recuperar as habitações degradadas do concelho, “nomeadamente nas zonas históricas”, revela Esgalhado. O vereador, que presidiu à sessão privada da passada sexta-feira, 2 de Junho, explica que este processo “resulta de vários meses de estudo por parte dos funcionários da autarquia”.
Um dos núcleos centrais da cidade vai agora ser alvo de recuperação. Ao todo, cerca de uma centena de habitações fazem parte deste projecto que deve ser posto em prática dentro em breve. Esgalhado explica que “para cada zona de intervenção tem de existir um plano com várias áreas estudadas”. Desde a intervenção a ser realizada em cada habitação, até ao custo das obras, passando também por encontrar os proprietários e entrar em acordo com estes. Numa estimativa de custos, o vereador social-democrata sublinha que, em média, “cada casa vai sofrer obras no valor de 25 mil euros”.
Este Plano do Varandado vai ainda permitir alargar algumas ruas e criar espaços verdes “que até aqui não existem”. O responsável camarário adiantou ainda que esta intervenção “vai trazer mais segurança aos moradores”. Isto porque, os bombeiros têm alertado para os perigos que se encontram na zona histórica da Covilhã, com casas degradas, ruas estreitas e acessos complicados.


O vereador do Urbanismo explica a intervenção na zona do Varandado
O vereador do Urbanismo explica a intervenção na zona do Varandado


Data de publicação: 2006-06-06 01:26:46
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior