Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A BOCC é uma das bibliotecas on-line em maior destaque na Internet

Biblioteca on-line dá maior visibilidade

A variedade de conteúdos e a produção de novas matérias para a Internet são algumas das razões para a BOCC – Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação aparecer entre os primeiros resultados do motor de buscas do Google.

> Eduardo Alves

O mais utilizado motor de busca do planeta aponta a BOCC, Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, como um dos locais onde se encontram mais conteúdos sobre comunicação. Se o utilizador desta conhecida ferramenta informática digitar “biblioteca on-line”, no motor de busca, o endereço da biblioteca produzida na UBI dos primeiros a aparecer.
“Tendências da Cultura das Redes em Portugal”, é um projecto que “tem a ambição de dar conta dos modos como a cultura portuguesa interage com as redes telemáticas globais, nomeadamente com a World Wide Web e a Internet”. Jorge Giro, que integra esta equipa de trabalho, desenvolveu uma ferramenta para contabilizar os links que estão contidos nas bases de dados dos motores de busca mais conhecidos, como é o caso do Google ou do Altavista. No caso da biblioteca on-line da UBI, produzida no Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom), os números contabilizados por esta ferramenta ascendem às 27 mil e 800 páginas. Valores que colocam a UBI à frente de outras universidades portuguesas, como é o caso da Universidade do Minho ou de Aveiro, no que respeita à quantidade de conteúdos disponíveis na Internet. Em termos comparativos, a ferramenta atribui à BOCC um total de 23 mil páginas indexadas, existentes na base de dados que serve de referência ao motor de busca do Google. Neste mesmo ranking, a página da UBI tem 14 mil e 900 páginas indexadas, a Universidade do Minho aparece com 14 mil, a Universidade de Aveiro com pouco mais de 10 mil. Números que revelam as probabilidades de aparecimento de uma página alojada na BOCC quando se pesquisa no Google temas relacionados com a UBI e com as Ciências da Comunicação.Artigos relacionados:

Como funciona um motor de busca


A BOCC é uma das bibliotecas on-line em maior destaque na Internet
A BOCC é uma das bibliotecas on-line em maior destaque na Internet


Data de publicação: 2006-06-06 01:30:33
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior