Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Crianças invadem Vila Fernando

Enviado por: viveraldeia@walla.com
Integradas no Projecto Viver a Aldeia 2006, crianças da Educação de Infância, 1º ciclo e 6º ano participaram numa grande aula ao vivo nas ruas da povoação, situada a cerca de 10 quilómetros da cidade da Guarda, junto ao rio Noeme. Após uma animada demonstração da Equipa Cinotécnica da GNR, onde os cães encantaram as crianças com as suas habilidades, os alunos, foram organizados em equipas solidárias, identificados por bandeirolas numeradas e partiram à descoberta. Pela frente tinham 12 estações de actividade, orientadas por professores do Agrupamento de S. Miguel e alguns habitantes de Vila Fernando. Seguindo um mapa da aldeia onde o percurso de cada equipa se encontrava numerado e orientados por um Diário de Bordo, começaram a percorrer uma a uma, todas as estações de actividade. Criaram na aldeia um movimento de alegria, juventude e cor nunca visto na localidade.
Desde a Horta Pedagógica onde tiveram que identificar com placas 18 produtos agrícolas, até ao Forno onde aprenderam a fazer pão e bola de azeite, tudo registaram. Pelo caminho questionavam os representantes das diversas entidades e organizações que apoiaram a iniciativa: Equipa da Natureza da GNR, a Escola Segura, Bombeiros voluntários da Guarda, protecção Civil e até mesmo os habitantes sobre pormenores que a ficha questionário pedia para fazer.
No estacão da Arte pintaram em tela os espaços destinados a cada equipa para que no final resultasse um trabalho único. Na música tradicional vestiram os trajes do Rancho Folclórico da CERCIG e depois de sorteada uma modinha, cantaram e dançaram. Cada estação durava oito minutos pelo que o tempo tinha que ser bem aproveitado. Nos Jogos Tradicionais os monitores da associação do mesmo nome, esforçava-se por dar resposta a tanta criança que queria experimentar as brincadeiras de outros tempos. Todas as estações estavam em actividade ao mesmo tempo.
Numa construíam Puzzles Gigantes com a imagem da Sé da Guarda e da Igreja de Vila Fernando. No Artesanato teciam mantas de farrapos orientados por um professor enquanto outros ouviam a explicação doutro professor e observavam os objectos antigos num improvisado museu etnográfico. Na sexta estação cada equipa recebia o merecido almoço devidamente estudado pela equipa de Estagiários do Curso de Nutrição do Instituto Piaget. Da quietude da tecelagem passavam à Pesca onde junto a uma piscina aprendiam as regras básicas de segurança junto à água, colocando o colete salva-vidas cedido pelo INATEL enquanto pescavam peixes de madeira coloridos. Daí à Malha do Centeio era um passo. De manguais em punho batiam o cereal tratando de retirar todo o grão.
Depois era avançar para as Novas Tecnologias pesquisando na Internet os diversos temas relacionados com a região. Nas Geometria Criativa procuravam construir figuras no Tangran e no Geoplano. Os mais aventureiros esforçaram-se na Caça ao Tesouro, orientada por uma professora e por dois alunos da Secção de Desporto da Universidade da Beira Interior, numa bela mata de carvalhos onde depois de passar por alguns jogos de equipa, seguiam sinais de pista até alcançar o seu baú com um doce tesouro.
Durante todo o jogo uma preocupação prevalecia, a da preservação do ambiente, até porque, cada equipa transportava consigo um pequeno ecoponto, sacos de plástico específicos para a recolha e selecção de todo o lixo que encontrassem. Este Jogo da Reciclagem pretendia descobrir a Equipa mais Ecológica. Ganhou a equipa 5 com mais de 11 kg de lixo recolhido e seleccionado. No total foram recolhidos 70,7 kg de lixo recolhido deixando Vila Fernando num brinquinho.


Data de publicação: 2006-06-22 11:50:34
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior