Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O evento pretende reunir cerca de 300 músicos

Toque do adufe reúne 300 executantes em Castelo Branco

O espectáculo decorre amanhã quarta-feira, 26, nas “Docas Secas” e tem como objectivo a preservação deste tradicional instrumento.

> Notícias da Covilhã

“A Toque de Adufe” é o título do espectáculo, que amanhã, dia 26 de Julho, às 21.30 horas, decorre nas denominadas ‘Docas Secas’, em Castelo Branco. Este evento reunirá num palco, cerca de 300 executantes do popular instrumento musical do concelho de Idanha-a-Nova.
Joaquim Morão, presidente da edilidade albicastrense, considera o mega-concerto do toque de adufe, um grande “acontecimento cultural” pois trata-se de uma tradição da região, em que o adufe é tocado na maioria das terras beirãs. “Trazer a Castelo Branco, três centenas de adufeiras, entoando os seus cantares e tradições, será um espectáculo popular, que ficará na memória dos albicastrenses”.
Por seu turno, o vice-presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, acredita que o espectáculo musical “A Toque de Adufe”, será presenciado por inúmeros adeptos deste instrumento, que certamente vão “encher o olho” com este grande acontecimento de raiz popular e cultural, já que Castelo Branco, também é uma terra com raízes adufeiras.
Carlos Monteiro, maestro do mega-concerto, anunciou que neste espectáculo, estarão presentes todas as tradições populares do concelho de Idanha-a-Nova, como a apanha da azeitona, romaria da Senhora do Almurtão, canções de trabalho e de folgar, jogos tradicionais e representações musicais da Quaresma, sendo constituído por 31 canções, oferecidas pelos vários grupos de adufeiras existentes no concelho raiano, e que vão ser entoadas pelos executantes em palco. “Estamos preocupados em não deixar morrer esta velha tradição, e este espectáculo é uma prova dos nossos objectivos”. A anteceder este concerto, decorrerá uma arruada da Banda Filarmónica de Idanha-a-Nova.


O evento pretende reunir cerca de 300 músicos
O evento pretende reunir cerca de 300 músicos


Data de publicação: 2006-07-25 00:08:46
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior