Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A Associação de Futebol distrital tem na formação de novos atletas uma grande aposta

Associação aposta na formação

Projectar o futebol do distrito para outras metas a nível nacional é um dos objectivos dos dirigentes da Associação de Futebol distrital, que na próxima época vai suportar os seguros dos atletas das camadas de Escolinhas, Infantis e Iniciados.

> Notícias da Covilhã

A Associação de Futebol de Castelo Branco considera que o balanço da época de 2005/2006 foi bastante positivo. O secretário-geral, Luciano d’Almeida, lembra que embora a época não fosse tão competitiva devido à ausência de alguns clubes, na sua generalidade, e nomeadamente no sector da formação, teve a participação de um elevado número de equipas. Factor que se vem reflectindo na prestação das selecções distritais, como aconteceu recentemente com a selecção de sub-15 no torneio Lopes da Silva, que num universo de 22 associações que representam o futebol nacional a nível de formação, se classificou em 11º lugar. “Esta é a prova de um trabalho levado a cabo pelos clubes na área da formação, do gabinete técnico da Associação de Futebol na preparação das sete selecções, incluindo o futebol de 11, 7 e futsal, e do apoio que concedemos”, afirma.
Apesar deste balanço positivo, o secretário-geral pretende ir mais longe: “Temos todo o empenho em projectar cada vez mais o futebol distrital, apoiando-o em todas as suas vertentes, já que esta é a nossa função”. Neste sentido, para a próxima época, a Associação de Futebol de Castelo Branco, vai suportar os seguros dos atletas das camadas de Escolinhas, Inciados e Infantis, para diminuir os custos financeiros dispendidos pelos clubes. “Vamos suportar este encargo, no sentido de aliviarmos o orçamento dos clubes, na área da formação. A nossa vocação é essencialmente promover o futebol de formação, sendo nesta perspectiva e com esse objectivo que fazemos este esforço, já que nunca estamos satisfeitos com os resultados alcançados, e pretendemos atingir outras metas”, afiança o responsável da AFCB.
Metas que passam pela participação de atletas em Ligas nacionais. “Tal não significa que os jogadores não tenham qualidade para atingir esses patamares. No entanto, pretendemos colocar os ‘pés na terra’, já que os nossos quadros competitivos, ainda não possuem a dimensão idêntica a outras associações, nomeadamente as que fazem parte de Coimbra, Leiria e outras a nível nacional. O nosso objectivo é projectar o futebol do distrito no país, embora na próxima época disputem os respectivos campeonatos nacionais, o Sporting da Covilhã, Benfica e Castelo Branco, Idanhense, Sertanense e a Associação Desportiva de Penamacor”.


A Associação de Futebol distrital tem na formação de novos atletas uma grande aposta
A Associação de Futebol distrital tem na formação de novos atletas uma grande aposta


Data de publicação: 2006-07-25 00:00:08
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior