Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Mais de cem jovens visitaram o Museu de Lanifícios na passada semana

Novas portas para o Museu de Lanifícios

A estrutura museológica que está inserida no pólo I da UBI tem, desde a passada semana, uma nova forma de acesso. O Museu dos Lanifícios está agora apetrechado para receber pessoas com dificuldades de locomoção.

> Eduardo Alves

A alegria era contagiante, tal como o burburinho que se fazia sentir na entrada do Museu de Lanifícios. Esta estrutura, que recebeu já milhares de visitantes, foi agora percorrida por pessoas muito especiais.
Mais de uma centena de jovens do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian estiveram na Covilhã para descobrir as magias e as histórias guardadas no Núcleo da Real Fábrica de Panos. A deslocação destes jovens, desde a capital, até à cidade serrana tem um propósito muito específico, o de inaugurar as novas acessibilidades para deficientes ao núcleo museológico.
O Museu esteve encerrado ao público durante dois dias para a instalação de várias rampas de acesso. Uma intervenção que permite agora a visita de pessoas em cadeiras de rodas ou com dificuldades de locomoção ao núcleo museológico. As várias rampas de acesso, instaladas, sobretudo, na entrada principal desta estrutura foram pensadas para dar acesso aos deficientes, de forma a não chocar com o ambiente natural de toda a Fábrica Real de Panos.
O grupo, composto por mais de cem alunos do centro de reabilitação, contou com 32 pessoas que se deslocavam em cadeiras de rodas. Estas novas rampas permitem que todas as pessoas percorram este núcleo museológico de forma mais cómoda, do que até aqui. Outro dos aspectos que foi também melhorado diz respeito a toda a entrada no museu. A zona reservada às primeiras apresentações da estrutura museológica e à história dos lanifícios sofreu agora também alguns melhoramentos e apresenta uma nova disposição na área museológica.

> mageraldes @ netvisao . pt em 2006-07-31 17:05:41
Finalmente uma infraestrutura necessária, e que penso que demonstra uma tendência que tem vindo a verificar-se na UBI, onde mesmo assim nesta área específica há ainda tanto por fazer. Ainda assim os parabéns pela iniciativa e pela obra. Obrigado


Mais de cem jovens visitaram o Museu de Lanifícios na passada semana
Mais de cem jovens visitaram o Museu de Lanifícios na passada semana


Data de publicação: 2006-07-25 00:00:14
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior