Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Joel Rodrigues viu a sua prova ser aprovada pelo júri.

Joel Rodrigues apresenta inovação na área da informática

Optical burst switching em análise na prova de doutoramento de Joel Rodrigues. O trabalho é inovador. Após avaliação, pode vir a ser registada a sua patente.

> Cátia Felício

A tese debruça-se sobre tudo o que está relacionado com óptica ou burst switching (OBS). Joel Rodrigues fez um estudo de avaliação de desempenho dos principais protocolos OBS existentes e propôs um novo protocolo, cujo desempenho, ao ser avaliado, provou ser “melhor que os existentes”.
A tese de doutoramento sobre “Performance assessment of one-way resource reservation protocols in IP over optical burst switched netwoks” foi defendida no dia 25 de Julho, na Reitoria da UBI.
Para Carlos cabrita, professor catedrático da UBI, predidente da UCP das Ciências de Engenharia e membro do júri, é um trabalho de investigação de elevada qualidade. “É disto que realmente precisamos (…) tanto dentro como fora do país”. O trabalho é inovador, como explica Joel Rodrigues, e aguarda resposta para que a patente seja registada.
A prova teve como arguentes Pascal Lorenz, professor catedrático da Universidade de l’Haute Alsace, França, e Paulo Monteiro, professor associado da Universidade de Aveiro.
O candidato, entre os trabalhos já desenvolvidos, conta com três artigos em revista e 18 artigos em actas de conferências internacionais relacionados com a temática.
A tese no ramo de Engenharia Informática foi aprovada por unanimidade. Quanto ao futuro, Joel Rodrigues diz que este “é um trabalho com pernas para andar”. “Vejo as provas de doutoramento como um princípio e não um fim”, conclui.

> gaspar . caldas @ clix . pt em 2006-09-07 20:36:41
Porque conheço desde criança, o agora Professor Doutor Joel Rodrigues, não posso, como Melgacense, deixar de desejar as maiores felicidades para o seu percurso académico. Jovens como este, fazem falta, são a garantia do desenvolvimento sustentável das ciências. Parabéns!


Joel Rodrigues viu a sua prova ser aprovada pelo júri.
Joel Rodrigues viu a sua prova ser aprovada pelo júri.


Data de publicação: 2006-08-01 00:00:29
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior