Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os alunos de Eramus visitaram, no dia 2, o Museu de Lanifícios da Covilhã

UBI ensina português a estudantes de Erasmus

Alunos de países como a Turquia, Lituânia, Itália, Espanha e República Checa estão na UBI para conhecer melhor a língua e cultura portuguesas

> Cátia Felício

Começou dia 1 de Agosto mais uma edição dos Cursos Intensivos de Línguas Erasmus (EILC). Durante um mês, os 44 alunos oriundos da Turquia, Itália, Alemanha, Lituânia, Espanha, República Checa, Hungria, Grécia, Noruega e França terão a oportunidade de aprender mais sobre a língua portuguesa. Os EILC são dirigidos a estudantes que vêm estudar para Portugal ao abrigo do programa Sócrates Erasmus.
Entrevistados pelo Urbi, dois estudantes (um espanhol e um turco) que integram este curso de Verão contam as expectativas que têm em relação à Covilhã e à UBI. A maioria dos estudantes são da Turquia. Pela primeira vez na Europa, outro dos estudantes turcos encontra aqui semelhanças com a sua cidade, Istambul.
Após o teste de diagnóstico feito no primeiro dia, os alunos são divididos consoante o nível de conhecimento da língua. Formam-se, então, duas turmas de nível um e uma de nível dois, sendo o primeiro nível correspondente aos principiantes (sem bases em línguas latinas).
Dos sete turcos inscritos no EILC na UBI, Ali é estudante de Engenharia Química e após este curso de Verão vai para a Universidade do Porto. Em poucas palavras revela qual o primeiro impacto causado pela UBI.
As actividades lectivas são complementadas com programas de cariz cultural, como visitar aldeias histórias como Monsanto e Sortelha. Logo segundo dia de aulas, os alunos conheceram mais sobre a história da cidade, visitando o Museu dos Lanifícios. Além das aulas, estão programadas idas à piscina e a prática de desportos radicais em Manteigas. Do programa consta também o acampamento em Vila Velha de Ródão e peddy-paper.
André Costa, Cíntia Borges e Ana Rita Carrilho são os professores encarregues de ensinar a língua portuguesa a estes alunos. É o quarto ano consecutivo que Ana Rita Carrilho lecciona este curso de Verão na UBI. Explica que é frequente os alunos irem para outras universidades depois de fazerem este curso na Covilhã. E aponta a qualidade do ensino como um dos motivos que traz tantos alunos à UBI.
O número de universidades envolvidas nos programas Sócrates Erasmus passou este ano de cinco (em 2005) para oito. A Universidade Fernando Pessoa (Porto), Politécnico de Leiria, Universidade Lusófona (Lisboa), Universidade de Aveiro e a de Coimbra são algumas das instituições que, tal como a UBI, ensinam português a estrangeiros durante o Verão.No ano passado, a UBI contou com 60 alunos. Com o aumento de número de universidades a leccionar estes Cursos Intensivos de Línguas Erasmus “foi imposto um limite de 45 alunos".
Uma das novidades em relação aos EILC é que a UBI terá, pela primeira vez, cursos de Inverno (Fevereiro) para alunos cujo período de estudos em Portugal coincida com o segundo semestre.

 


Os alunos de Eramus visitaram, no dia 2, o Museu de Lanifícios da Covilhã
Os alunos de Eramus visitaram, no dia 2, o Museu de Lanifícios da Covilhã


Data de publicação: 2006-08-08 00:00:39
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior