Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Por dia, há quatro Intercidades que ligam Lisboa à Covilhã

Era uma vez um comboio na Beira Baixa

Linha da Beira Baixa comemora 115 anos. Comboios que ligam a Beira Interior ao resto do país já não transportam tantos passageiros desde a construção da auto-estrada A23

> Cátia Felício

Horários desajustados e comboios desconfortáveis são algumas das queixas dos jovens socialistas por ocasião do 115º aniversário da Linha da Beira Baixa, assinalado na Quarta-feira, dia 6.
A estação de comboios da Covilhã recebe cada vez menos comboios. A Juventude Socialista (JS) da federação distrital de Castelo Branco aponta o dedo à CP. A auto-estrada A23 tornou-se uma ameaça e sendo o distrito de Castelo Branco frequentado por universitários, a JS apela a melhores condições. O transporte ferroviário a partir da estação da CP da Covilhã e de Castelo Branco são exemplo disso. “Os jovens deslocados que estudam em instituições do ensino superior deverão merecer por parte da CP uma especial atenção, conferindo-lhes produtos comerciais atractivos nas suas frequentes deslocações, através de parcerias com os organismos responsáveis”, refere a JS em comunicado de imprensa. Responsabiliza a CP pela gestão da Linha da Beira Baixa e diz que “apesar das recentes melhorias nas infra-estruturas, o serviço prestado pela operadora piorou bastante”.
Com dois serviços diários em cada sentido entre o distrito de Castelo Branco e Lisboa, em Intercidades, a viagem demora cerca de 4h30 e custa mais de 12 euros. No serviço regional a viagem dura ainda mais tempo e “o seu material obsoleto, completamente desconfortável e desadequado para as distâncias que efectua, acompanhado de horários desajustados tem afastado as pessoas do transporte ferroviário”. Com a A23, a viagem de autocarro ou transporte individual torna-se uma opção cada vez mais frequente, até porque é possível fazer a viagem entre duas a três horas.

Viagem no Tempo

A viagem de comboio entre Lisboa e Covilhã é acompanhada pelas margens do rio Tejo, num percurso entre serras guardadas pelo tempo. Num cenário em tons de azul e verde, a Linha da Beira Baixa permite ainda ver o Castelo de Almourol, fazendo lembrar as histórias de tempos medievais.
Revela-se, aqui, uma forte ligação à história de Portugal. Aliás, foi a 6 de Setembro de 1891 que foi inaugurada a Linha da Beira Baixa. Esta linha-férrea possibilita, há mais de um século, a ligação entre várias povoações. Na Covilhã, enquanto crescia o mais importante centro fabril do país, chegavam e partiam vagões com matérias-primas. Agora, montanhas sinuosas vêm passar o comboio, mas com cada vez com menos frequência desde que nasceu a A23.


Por dia, há quatro Intercidades que ligam Lisboa à Covilhã
Por dia, há quatro Intercidades que ligam Lisboa à Covilhã


Data de publicação: 2006-09-12 00:00:24
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior