Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Últimas - Edição: 348 - 2006-10-03

Mais autonomia nas escolas

A Escola Secundária da Quinta das Palmeiras, na Covilhã, obteve a melhor classificação das 30 escolas analisadas por uma Comissão nomeada pelo Ministério da Educação. A avaliação revelou que 20 destas escolas analisadas estão preparadas para, a partir de Novembro, passarem a ter mais autonomia. O Ministério da Educação vai, assim, atribuir aos Conselhos Executivos das escolas competências que eram das Direcções Regionais de Educação.
De acordo com a Rádio Renascença, “as escolas vão passar a atribuir os subsídios de acção social escolar aos alunos, contratar ou demitir directamente os professores em regime de prestação de serviços e autorizar nomeações e transferência de docentes”.
Prevê-se que, no próximo ano lectivo, seja possível estabelecer contratos de autonomia com mais escolas.
[ 2006-10-09 12:41:01 - Ler mais ]

 
A Rádio Clube da Covilhã está sem noticiários há já três semanas

Rádio da Covilhã sem informação há três semanas

Desde que a única jornalista da Rádio Clube da Covilhã entrou em férias, há cerca de três semanas, que a estação de rádio não emite qualquer noticiário. Para além deste facto, a notícia avançada pelo Diário XII, fala ainda numa crise directiva e numa situação financeira delicada, no que respeita à estação emissora.
[ 2006-10-06 11:12:48 - Ler mais ]

 
Sindicato da Administração Local e PCP da Covilhã estão contra a privatização dos SMAS

STAL contra venda das Águas da Covilhã

Num debate público sobre a venda de 49 por cento da empresa municipal Águas da Covilhã, José Alberto Baptista, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) adiantou que “durante a gestão dos antigos SMAS houve favorecimento a amigos”, por parte do executivo social-democrata que lidera a Câmara da Covilhã. A notícia avançada pela edição de hoje, sexta-feira, 6 de Outubro, do jornal Público, refere também que os representantes do PCP da cidade serrana corroboram as acusações do sindicalista.
[ 2006-10-06 11:11:39 - Ler mais ]

 

Urgências do Hospital do Fundão

Na sequência das urgências do Fundão poderem encerrar, a Câmara Municipal do Fundão anunciou a constituição de uma comissão de peritos para analisar o relatório. O objectivo é analisar os fundamentos deste documento que defende o fecho das urgências do hospital da cidade.
O relatório encomendado pelo Ministério da Saúde define a reorganização das urgências em todo o país. O documento propõe o encerramento de 14 serviços de urgência, entre eles o do Hospital do Fundão e a criação de um Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica na unidade da Covilhã.
[ 2006-10-06 10:09:30 - Ler mais ]

 

Workshop "Connected Cities"

A Câmara Municipal da Covilhã, em conjunto com o Laboratório de Automática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes de Coimbra promove o Workshop “Connected Cities”. O evento começa segunda-feira, dia 9, e visa a promoção da mobilidade urbana sustentável, no âmbito do projecto Europeu "Connected Cities”.
Durante o evento serão colocados gratuitamente à disposição da comunidade os cybercars, para deslocação entre a Praça do Município e a Igreja de S. Francisco (Rua Direita). O programa completo do evento poderá ser consultado através do endereço http://las.ipn.pt/cc.

Desenvolvimento na próxima edição
[ 2006-10-06 09:43:40 - Ler mais ]

 

Gouveia cria Parlamento Jovem

O município de Gouveia aprovou a constituição de um Parlamento Jovem. A iniciativa, avança o Jornal de Notícias, é inédita na região e tem o intuito de envolver e sensibilizar os jovens na "identificação e compreensão" dos problemas do concelho serrano.
O Parlamento Jovem de Gouveia será constituído por 31 membros, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos. O primeiro grupo de parlamentares será nomeado, até Novembro, para um mandato de dois anos.
As escolas, Assembleias de Freguesia, associações inscritas no Registo Nacional das Associações Juvenis, Câmara e Assembleia Municipal escolherão os elementos que integrarão este primeiro grupo de parlamentares.
[ 2006-10-04 15:44:51 - Ler mais ]

 
A AAUBI vai avançar com uma queixa-crime pelas declarações públicas prestadas por Bruno Carneiro

AAUBI avança com queixa-crime sobre Bruno Carneiro

A AAUBI vai avançar com uma queixa-crime por difamação contra Bruno Carneiro. Segundo Fernando Jesus, um dos elementos da demissão que agora acabou por cair, “as declarações do ex-presidente, sobre desvio de fundos, englobam todos os elementos”. Numa primeira fase, os elementos que se incompatibilizaram com Bruno Carneiro vão avançar com uma queixa em nome individual e depois devem avançar com uma queixa em nome da AAUBI.
[ 2006-10-04 10:01:39 - Ler mais ]

 

Suspeitas de corrupção

Avelino Ferreira Torres foi ilibado das suspeitas de corrupção referentes ao jogo Sporting Covilhã-FC Marco. De acordo com o Jornal de Notícias, o Ministério Público da Covilhã ilibou, além de Ferreira Torres, o agente de jogadores António Araújo, o treinador Mário Reis e os árbitros Pedro Sanhudo e João Vilas Boas que arbitrou o encontro em questão.
Em causa estavam escutas telefónicas entre o empresário António Araújo e o treinador do FC Marco, Mário Reis.
[ 2006-10-03 14:50:46 - Ler mais ]

 
A loja

Loja “Ponto Já”, inaugurada dia 7 no Fundão

Está marcada para as 16 horas do próximo dia 7 de Outubro a inauguração da loja “Ponto Já”, no Fundão. A estrutura que surge de uma parceria entre o Instituto Português da Juventude e a Câmara Municipal do Fundão vai funcionar na Biblioteca Eugénio de Andrade. Este espaço público destinado aos jovens pretende ser mais uma forma de acesso à informação e partilha de conhecimentos.
[ 2006-10-03 11:19:57 - Ler mais ]

 

Pinto tem outras contas

Segundo o autarca social-democrata que lidera o município covilhanense as contas apresentadas pelo secretário de Estado da Administração Local estão mal feitas. Pinto chega mesmo a referir que a lista de câmaras mais endividadas, onde a Covilhã se apresenta em segundo lugar nas autarquias mais endividadas, é “uma fraude”. No entender do edil há critérios que não foram inseridos na lista e a Covilhã tem bens e património capaz de fazerem baixar a sua dívida.
[ 2006-10-03 10:22:32 - Ler mais ]

 

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior