Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Últimas - Edição: 350 - 2006-10-17

Venda da água

A Câmara Municipal da Covilhã abriu hoje, em reunião pública do executivo camarário, as cinco propostas recebidas para a aquisição de 49 por cento da empresa municipal Águas da Covilhã (ADC). Neste conjunto, formado por quatro consórcios portugueses e um francês, está incluído o grupo Águas de Portugal.
[ 2006-10-23 15:34:12 - Ler mais ]

 

Cópias ilegais

Covilhã, Braga e Lisboa foram as cidades onde a Inspecção-Geral das Actividades Culturais apreendeu cópias ilegais de livros em reprografias. Nesta operação de fiscalização as maiores apreensões ocorreram em Braga. Os livros apreendidos eram na sua maioria de carácter técnico.
[ 2006-10-23 15:25:06 - Ler mais ]

 

Projecto para novo aeroporto

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, anunciou, durante as comemorações do Dia da Cidade, a abertura de um concurso público para a construção do novo aeroporto. Na perspectiva do edil, “o novo aeroporto vai servir de apoio a um plano turístico que tem de ser melhorado”. O autarca espera pelo próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), que tem início em 2007, para financiar o investimento.
[ 2006-10-23 15:16:15 - Ler mais ]

 

Ministro não veio à UBI

Apesar de estar prevista a presença do ministro da Economia na UBI, por ocasião da apresentação da plataforma INOVAR, Manuel Pinho acabou por não poder estar presente. Na sequência deste imprevisto, o encerramento do evento esteve a cargo de Carlos Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico. O objectivo deste evento realizado Quinta-feira, dia 19, foi mostrar as ferramentas de inovação dirigidas para as Pequenas e Médias Empresas. De acordo com Carlos Zorrinho, programas como Inov Jovem e Inov Contacto, que revelam a “importância das universidades”, são uma porta aberta para os jovens.

[Desenvolvimento na próxima edição]
[ 2006-10-23 15:11:05 - Ler mais ]

 

Cruz Vermelha com nova casa

O Núcleo da Cruz Vermelha da Covilhã conta, desde o passado dia 20 de Outubro, com uma nova sede. Esta delegação está agora a funcionar no centro da cidade da Covilhã, na rua Capitão Alves Roçadas.
[ 2006-10-23 15:08:01 - Ler mais ]

 
O ministro da Economia vai estar hoje, 19 de Outubro, na UBI

Ministro da Economia vem à UBI

O ministro da Economia, Manuel Pinho vai estar hoje, quinta-feira, 19, na UBI para assistir à apresentação da plataforma INOVAR. Uma cerimónia que decorre no anfiteatro 8.1, a partir das 15 horas e que tem como objectivo fundamental mostrar “as ferramentas de inovação dirigidas para as Pequenas e Médias Empresas”, adiantam os responsáveis pelo IAPMEI, entidade organizadora do evento. Esta nova plataforma pretende apoiar os negócios das PME’s, através de um conjunto de ferramentas de auto-diagnóstico que fornece informações sobre as capacidades das empresas negociarem entre si. [Desenvolvimento na próxima edição]
[ 2006-10-19 10:16:03 - Ler mais ]

 
Castelo Branco vai acolher a sede da Direcção Regional de Agricultura do Centro

Castelo Branco acolhe sede da Direcção Regional de Agricultura

A nova Lei Orgânica do Ministério da Agricultura prevê a junção entre das direcções regionais da Beira Interior e da Beira Litoral. Com a extinção da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI), sedeada em Castelo Branco, os responsáveis começaram por manifestarem-se contra a saída de uma estrutura desta natureza. Contudo, Jaime Silva, ministro da Agricultura, declarou ao jornal Público, que o novo organismo denominado Direcção Regional de Agricultura do Centro vai ficar também na cidade albicastrense.
[ 2006-10-19 10:06:17 - Ler mais ]

 
As escolas que queiram participar nesta iniciativa podem inscrever-se até 16 de Novembro

Inscrições abertas para o “Parlamento dos Jovens”

O Instituto Português da Juventude (IPJ), uma das entidades responsáveis pela organização do “Parlamento dos Jovens”, tem já abertas as inscrições para esta iniciativa. Todas as escolas do Ensino Secundário, dos regimes público, privado e cooperativo, podem participar neste evento. As inscrições vão estar abertas até 16 de Novembro na página oficial do evento, http://www.parlamento.pt/webjovem2007/index.htm
[ 2006-10-18 09:51:47 - Ler mais ]

 
Este jardim vai nascer através da recuperação do parque Alexandre Aibéo

Covilhã vai ter jardim botânico

A notícia da recuperação do parque Alexandre Aibéo, junto ao antigo Hospital da Covilhã, é avançada pelo jornal Público. Esta publicação adianta a intenção da autarquia covilhanense em criar um jardim botânico “onde estejam reunidos o máximo de exemplares faunísticos e florísticos existentes na Serra da Estrela”. Segundo Carlos Pinto, presidente da autarquia, o espaço vai começar a funcionar dentro de um ano como atractivo turístico e zona de lazer.
[ 2006-10-18 09:39:04 - Ler mais ]

 

À procura de ouro e estanho

A Beralt Tin Wolfram vai iniciar uma prospecção de estanho na Beira Interior. De acordo com a edição de hoje do Jornal de Negócios, Corrêa de Sá, administrador da Beralt, quer investir na prospecção de ouro e estanho em Portugal. "Temos uma área que nos foi concedida no Norte, perto do Porto, para ouro, e outra perto da Panasqueira, na serra da Argemela, nos concelhos da Covilhã e do Fundão, para o estanho", referiu o administrador.
[ 2006-10-17 15:12:45 - Ler mais ]

 
Os tecidos para o fardamento do pessoal da TAP foram concebidos na UBI

UBI produz tecidos para fardamentos da TAP

A Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) vai, segundo o jornal Expresso, renovar as fardas do seu pessoal. Uma operação que foi entregue à conhecida dupla de designer de moda Manuel Alves e José Manuel Gonçalves. A UBI está também associada a todo este processo através do Departamento de Têxtil. Os tecidos que apresentam características especiais de confecção foram desenvolvidos na UBI. [Desenvolvimento na próxima edição]
[ 2006-10-17 07:09:35 - Ler mais ]

 
A acção decorre durante o mês de Novembro

Clínica da Covilhã promove rastreio gratuito

A Clínica Médica da Covilhã está a comemorar dez anos de existência. Uma data que esta instituição vai assinalar com um rastreio gratuito de obesidade, aberto a toda a população. Este rastreio vai incluir a realização de um estudo de composição corporal por Bio-Impedância, uma técnica rápida, indolor e não invasiva que permite detectar a obesidade de cada pessoa. O rastreio vai decorrer nas instalações da Clínica Médica da Covilhã, na Rua Mateus Fernandes, 94, r/c esqº, nos dias 4, 11, 18 e 25 de Novembro e todos os interessados deverão fazer a sua marcação através dos telefones 275 336 563 ou 963 507 080.
[ 2006-10-17 06:44:32 - Ler mais ]

 

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior